quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Taxa de analfabetismo cai 34% no Ceará entre 2001 e 2012, diz Ipece

A taxa de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 no Ceará caiu em 34% entre 2001 e 2012, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O dado faz parte do estudo "Perfil do Analfabetismo da População de 15 anos ou mais no Ceará", que será divulgado em detalhes na quinta-feira (23).
O trabalho do IPECE analisa o perfil do analfabetismo com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A região Nordeste contém 54% dos analfabetos do Brasil, o que equivale a um contingente de mais de sete milhões de pessoas. "Embora os níveis atuais sejam ainda expressivos, na última década a taxa de analfabetismo no Brasil e, analogamente, na região Nordeste e no Ceará, seguiu uma trajetória de queda", registra o estudo.Segundo o órgão, o índice de 2012 coloca o Ceará em uma posição acima da média nacional em 6,1 pontos percentuais. O Ipece adianta ainda que 75% dos analfabetos do Ceará moravam, em 2012, em municípios do interior do estado. Os economistas do instituto Luciana de Oliveira Rodrigues, Carlos Alberto Manso, Raquel da Silva Sales e Vitor Hugo Miro Couto elaboraram o trabalho, sob a coordenação do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do IPECE.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...