sábado, 13 de agosto de 2016

Homenagem a Idelfonso Pintor

Idelfonso Vieira Lima, ou simplesmente Idelfonso Pintor. Um homem e suas duas artes: A pintura e a arte de fazer o bem.
Um multiplicador de cores e de sonhos. Na firmeza dos seus pincéis, o traçar dos caminhos de muitos que com ele aprenderam que as cores têm vida, dão vida, sustentam vidas e imprimem em aquarela o progresso.
O menino pobre que nasceu em 1935, em Várzea Alegre, no sítio Panelas, teve o encontro com os pincéis e as tintas aos 12 anos. Era um casamento que duraria por toda a vida.
Mesmo alimentando outros sonhos, como o de ser padre ou farmacêutico, pois foi funcionário de uma farmácia, foi nas letras, faixas e cartazes feitos à mão do artista que ele vivia mais.
E o encontro de Idelfonso Pintor com a arte, transformou a vida de muitos que lhe pediram apoio, ensinamentos e conselhos.
E ele viu os seus alunos alçarem altos voos. E ele, ali ficou, no seu recanto. Não amealhou riqueza financeira. A prata e o ouro não eram seus objetivos. Sua riqueza era sua arte.
E todo artista sofre. Sofre de solidão. Sofre o desgaste e esquecimento. Sofre com tempo. Sofre só.
Idelfonso sabia bem o que era viver da arte. Sua arte pura, feita à mão, foi traída pela tecnologia. Já não cabiam apenas letras em panos. Todos queriam o novo. E o artista sofreu com isso.
Mas, o Idelfonso tinha outros motivos para sorri. Além dos novos artistas que encaminhou na vida pela sua arte, que eram razão de seu riso, Idelfonso era um homem patriota e apaixonado por Várzea Alegre. Foi agraciado em 2013 com a medalha Papai Raimundo. Um reconhecimento da cidade ao seu talento.
Tinha ainda sua gaita para tirar uns sons. Tinha “um que” de poeta que alegrava sua alma. Idelfonso irradiou luz por onde passou.
Na sua fé e devoção a São Francisco De Assis, ficou o exemplo do santo e do homem: Humildade e simplecidade.
Hoje, as cores do céu ganham novo contorno com sua chegada, amigo Idelfonso Pintor.
Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...