sábado, 16 de novembro de 2013

Como gostar de trabalhar

Como graduando em Administração de Empresas, preparei esse material para a reunião que tivemos com os colaboradores da Casa e Cia e apresentação da campanha de fim de ano da CDL. Espero contribuir com todos.  Marcos Filho.

Trabalhar é bom

O fato de pouca gente gostar de trabalhar, pode estar até na origem da palavra. Trabalho vem do latim, TRIPALIUM, que era uma espécie de tortura, de castigo aplicado aos escravos preguiçosos.
O trabalho só deixou de ser visto como castigo, a partir do século XIV, quando uma corrente protestante analisou o trabalho como um gesto de oferenda a Deus, portando, uma atividade que deveria ser realizada com prazer, com alegria.

Foi a partir do século XIX, que a palavra servidão foi extinta, e as pessoas começaram a trabalhar de forma assalariada. Desde então, o trabalho ganhou valor social.

Por essas questões históricas, avaliamos que o trabalho vem sofrendo influências e também evoluindo, sendo distribuído em áreas e carreiras ao longo dos tempos.

Mas, ao mesmo tempo que houve avanços nessas áreas, muitas pessoas, com o passar dos anos, que antes estavam motivadas e satisfeitas com as suas atividades laborativas, foram perdendo o entusiasmo. Essa desmotivação é provocada por uma série de fatores, inclusive por falta de identidade com a empresa, com a carreira, com o grupo de trabalho, com o salário, etc. E nesse caminho da desmotivação, o trabalhador passa a prejudicar, não apenas a si, mas o desempenho da empresa. A desmotivação é contagiosa. Uma pessoa desmotivada é capaz de comprometer um grupo inteiro.

Mas, como mudar? Como gostar do seu trabalho?

A primeira decisão que o trabalhador precisa tomar é com relação a ele mesmo. Porque ninguém consegue motivar ninguém. A motivação não é uma qualidade que se adquire de forma externa. Uma pessoa pode até influenciar, mas não vai conseguir motivar a outra. A motivação, é um sentimento individual. A palavra MOTIVAÇÃO pode ser definida por MOTIVO e AÇÃO, ou seja, a pessoa precisa de motivos para agir, para ter ação. Precisamos criar motivos para agirmos de forma entusiástica, animada. A segunda observação é que, para sermos pessoas motivadas, temos que criar em nossa mente esse campo de motivos. Comece gostando do que você faz. E se não gosta do seu trabalho, procure criar motivos que o faça gostar. Pare de enxergar só problemas. Comece a visualizar soluções. Se empenhe mais nas tarefas e aja com responsabilidade, prestando atenção nos detalhes. Se há problemas, sugestione soluções e apresente para sua equipe, para a direção da sua empresa. Sinta-se importante, contribuindo para o crescimento da empresa para a qual trabalha.

Costumo afirmar que, quando uma pessoa desempregada se candidata a uma vaga no mercado de trabalho, selecionada para a vaga, se o gerente pedir, ela é capaz de carregar um balaio cheio de água, sem derramar. Isso porque a pessoas está motivada e não se importa se o balaio é um cesto vazado. A pessoa não enxerga a dificuldade. O interesse é cumprir a tarefa. Essa motivação deve ser conduzida pelo trabalhador durante todo o tempo que permanecer na empresa. Se mantendo de forma motivada, é certo que logo conseguirá resultados positivos. É correto que todos encontram, em um determinado momento, dificuldades, problemas dentro e fora da empresa, que mexem com sua autoestima. Para vencer esses problemas, como citou Vincent Norman Peale, em sua obra, Viver Bem é Fácil, é preciso ampliarmos nossa visão sobre a situação. Com esse olhar amplo, aberto, perceberemos que os problemas são muito pequenos diante das soluções. 

Outro ponto que considero importante para a motivação é o salário, o fruto do trabalho, que supre nossas necessidades, mantém nossa família, nosso padrão de vida. Mas, o trabalhador pode dizer: Ah, mas não ganho tão bem assim! Ainda que seu salário não seja tão representativo, pense no quanto esse dinheiro é importante para manutenção da sua estrutura pessoal e familiar, e não deixe de pensar em melhorar a situação, ganhar mais dinheiro. Mantenha-se atento às oportunidades. Faça cursos e treinamentos. Tenha compromisso com o seu trabalho. 

Mantenha-se motivado, porque você vai precisar desse sentimento, que só você pode produzir, na empresa em que você trabalha ou no seu futuro emprego. Olhe sempre para frente. Você verá que o seu mundo será muito melhor se você passar a ver a vida pelo lado da automotivação. Dessa forma, podemos concluir que trabalhar é bom.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tô no curso de Administração de Empresas. Voltei a estudar depois de muitos anos. Obrigado. Essa família só tem fera. kkkkk, Agora tem até skatista rapaz. Abraço.

      Excluir

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...