terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Falando de Administração - Planejamento

Uma das maiores razões das empresas terem curto espaço de tempo no mercado está na ausência de uma ferramenta, essencial à sobrevivência de qualquer negócio: PLANEJAMENTO.

Por meio do planejamento é que podemos traçar os caminhos e as metas que temos para o nosso empreendimento. Um empresário que não planeja as ações da sua empresa, apenas está atirando no escuro. Por algum tempo, até pode funcionar, mas, os sucessivos atropelos no meio do caminho se acumularão em poucos anos, forçando a empresa ao suicídio no mercado, ou seja, forçando a empresar a cerrar as portas.

As constantes mudanças do mercado tornam o planejamento uma ferramenta ainda mais importante para o sucesso de uma empresa. São novos produtos, novas estratégias da concorrência, mudanças de comportamento social... As empresas não podem ficar no amadorismo, sob pena de serem ultrapassadas por outras empresas que esteja melhor planejadas para aguentar as intempéries do mercado.

Para o professor Idalberto Chiavento, um dos maiores nomes da administração, cujas obras literárias são verdadeiras bíblias para os administradores, “Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos”.

Percebemos nas palavras desse especialista que PLANEJAR, encabeça a lista das demais ações que devem ser empregadas para se obter sucesso na condução de uma empresa.

A falta de planejamento gera uma série de conflitos e desencontros na direção da empresa porque não há regras definidas. A ausência de regras, ou seja, de seguir o que é planejado, mina o funcionamento da empresa. Podemos citar como exemplo a falta de sintonia entre setores. O setor de compras não pode andar alheio ao setor financeiro e muitos menos ao setor de vendas. Se isto acontecer, a empresa pode adquirir mais matéria prima do que o essencial, forçando a quebra do setor financeiro e arruinando o setor de vendas. Para empresas pequenas, especialmente, essa sintonia não pode ser quebrada

Fica claro que só o planejamento poderá resolver esse problema. Então toda empresa, seja ela pequena ou multinacional, para ter sucesso é preciso atender ao PLANEJAMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...