Uma das maiores razões das empresas terem curto espaço de
tempo no mercado está na ausência de uma ferramenta, essencial à sobrevivência
de qualquer negócio: PLANEJAMENTO.
Por meio do planejamento é que podemos traçar os caminhos e
as metas que temos para o nosso empreendimento. Um empresário que não planeja
as ações da sua empresa, apenas está atirando no escuro. Por algum tempo, até
pode funcionar, mas, os sucessivos atropelos no meio do caminho se acumularão
em poucos anos, forçando a empresa ao suicídio no mercado, ou seja, forçando a
empresar a cerrar as portas.
As constantes mudanças do mercado tornam o planejamento uma
ferramenta ainda mais importante para o sucesso de uma empresa. São novos produtos, novas estratégias da concorrência, mudanças de comportamento
social... As empresas não podem ficar no amadorismo, sob pena de serem
ultrapassadas por outras empresas que esteja melhor planejadas para aguentar as
intempéries do mercado.
Para o professor Idalberto Chiavento, um dos maiores nomes da
administração, cujas obras literárias são verdadeiras bíblias para os administradores,
“Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso
de recursos a fim de alcançar objetivos”.
Percebemos nas palavras desse especialista que PLANEJAR,
encabeça a lista das demais ações que devem ser empregadas para se obter
sucesso na condução de uma empresa.
A falta de planejamento gera uma série de conflitos e
desencontros na direção da empresa porque não há regras definidas. A ausência
de regras, ou seja, de seguir o que é planejado, mina o funcionamento da
empresa. Podemos citar como exemplo a falta de sintonia entre setores. O setor
de compras não pode andar alheio ao setor financeiro e muitos menos ao setor de
vendas. Se isto acontecer, a empresa pode adquirir mais matéria prima do que
o essencial, forçando a quebra do setor financeiro e arruinando o setor de
vendas. Para empresas pequenas, especialmente, essa sintonia não pode ser quebrada
Fica claro que só o planejamento poderá resolver esse problema. Então
toda empresa, seja ela pequena ou multinacional, para ter sucesso é preciso
atender ao PLANEJAMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário