terça-feira, 22 de março de 2016

Comece com um sorriso

Quem não já ouviu falar que o sorriso abre portas? Pessoas simpáticas, de sorrisos espontâneos estão sempre rodeadas de outras pessoas. Fazem amigos com facilidade. E exatamente acontece o contrário quando as pessoas não se apresentam tão simpáticas assim, as chamadas pessoas de caras amarradas, sisudas.

Mas vamos ao xis da questão. Nos negócios, pessoa de cara fechada não atrai. Se trabalhar com vendas, o prejuízo é maior ainda. Perdem todos: O vendedor, a loja e o cliente. Como assim? Simples: O vendedor não vendeu, a loja não lucrou e o cliente não ficou satisfeito.

Uma pesquisa realizada em 2014,  em 69 países do mundo, que avaliou a qualidade do atendimento ao cliente, coloca o Brasil na 15ª colocação. Pela pesquisa, em nosso país, em apenas 79% dos atendimentos pesquisados, os vendedores atenderam o cliente com um sorriso. Na Irlanda, essa pesquisa aponta que 97% dos clientes foram atendidos com um sorriso.

O levantamento foi realizado pela empresa sueca Better Business World Wide, em parceria com a brasileira Shopper Experience. Depois de coletados os dados e avaliados, foi formado um ranking com 16 países. E o Brasil é o penúltimo desta lista.

A metodologia da pesquisa consistiu na presença nas lojas de clientes disfarçados, com o objetivo de analisar o atendimento, sendo que no Brasil, 22 mil clientes secretos fizeram parte da pesquisa.

A Pesquisa também teve por objetivo analisar a venda de produtos adicionais pelos vendedores e mais uma vez o Brasil não passou.

De todos os países pesquisados, o Brasil ficou com 37%, enquanto à média geral foi de 52%. Honduras ganhou com forte presença com 97% de vendas adicionais, a partir do atendimento simpático dos seus vendedores.

A pesquisa é um retrato de nossa realidade. Basta uma voltinha no comércio para vermos dezenas e dezenas de vendedores nas portas das lojas mais para vivo-morto do que para vendedor.

Nota-se que falta aos vendedores encararem o mercado de vendas como uma profissão e não apenas como uma alternativa de trabalho, da qual não nutrem simpatia nenhuma ou prazer.

Os grandes vendedores entendem bem esse recado e se preparam para um dia de trabalho tal qual o médico, o advogado encaram o consultório ou escritório.

Preparar relatórios, analisar processos, encontrar soluções para os problemas de saúde para o paciente, encaminhar soluções para os problemas dos clientes.

Essa analogia com as renomadas profissões acima é simplesmente para apontar que ser vendedor não é apenas pegar os preços dos produtos, uma caneta, uma calculadora e circular num salão de vendas. É preciso ser profissional. É necessário entender os clientes, dar a receita que cura o desejo e satisfaz as necessidades. É importante personalizar os processos e desburocratizar os processos de venda.

E para começar bem nessa profissão, dedique-se a arte do relacionamento construindo verdadeiras redes de clientes, fortalecendo sua marca pessoal (personal branding). Tudo pode começar com um sorriso.

Marcos Filho


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