sexta-feira, 11 de março de 2016

Campanha Eleitoral: "Cuidado com o óbvio"

Nos meus propósitos de leitura para este ano, incluí o livro “Campanha Eleitoral – Os 5 elementos estratégicos”, que ganhei quando de uma visita ao escritório de Fabner Utida, em Fortaleza. Li com devotada atenção. Fabner é um dos nomes de referência quando o assunto é marketing político.

Despertou ainda mais o meu interesse pelo livro, quando seu autor instiga a ida ao conetúde com a seguinte provocação: “Cuidado com o que você consi
dera óbvio. Cuidado com o que você acha que é simples e banal. Atenção ao que você acredita que já sabe. Geralmente são as coisas mais simples, mais óbvias e que já sabemos que nos impedem de atingir o sucesso de forma mais rápida e gratificante”.



Como em campanha eleitoral, a obviedade se apresenta com cada líder entendendo de tudo e dispensando elementos e ferramentas essenciais ao sucesso de uma candidatura, compreendi o chamamento de Fabner Utida.

Todo candidato, seja a cargo político ou não, partido político ou organização que tenha que organizar-se por meio de eleição tem que esquecer o óbvio e entender um pouco mais da ciência por trás das campanhas, das estratégias que fundamentam as campanhas.

Campanha política especialmente, não é apenas “o candidato”. Este, por sua vez, é só um dos elementos, sem dúvida, constituído de elevado grau de importância. Mas, além do candiato, as campanhas devem contar com outros elementos fortemente iguais em termos de organização: Alianças, Momento Histórico, Recursos e Gestão.

O Candidato, geralmente ungido por um grupo, deve somar à campanha com suas qualidades, mas também tem seus defeitos. Portanto para ser ungido há de se existir uma análise profunda sobre o candidato, evidenciado suas chances somando ao objeto e aos objetivos da campanha.

O Arco de Alianças é uma das bases fortes de uma campanha, mas também deve-se avaliar com quem se forma alianças. Há alianças que são negativas para a campanha.
Momento Histórico é um dos elementos mais importantes por nortear o momento da campanha, do candidato, situação que define o posicionanmento da campanha e do candidato.

Quanto ao elemento Recursos, todos sabem que as finanças de uma campanha falam muito de sua presença de mídia, mas não se pode falar apenas de dinheiro, há também os recursos humanos, insubistituíveis como movedores e contributos do sucesso de uma campanha.

No elemento Gestão, conseguimos sintetizar o funcionamento de toda à campanha, agregando todos os elementos, samando ainda pontos fundamentais como a montagem de boas equipes de marketing, jurídica, contábil, operacional entre outras.

Pelos cenários atuais, não é mais permitido amadorismo nas campanhas. A palavra de ordem é profissionalização. Se você é político de carreira, ou se é novato no assunto, não pense que sabe tudo. Não se detenha ao que é óbvio. Há muito mais de estratégias em uma campanha do que se possa imaginar.

Marcos Filho


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