terça-feira, 4 de outubro de 2016

Planejar o futuro governo

A alegria pela vitória dos candidatos a prefeito e vereadores no Brasil afora logo darão lugar à realidade que espera aqueles que assumirão os postos de administradores das cidades.
As pequenas cidades, como a nossa Várzea Alegre têm sofrido. Várzea Alegre é um dos municípios mais castigados pela falta de recursos financeiros, resultados da crise econômica que derrubou as receitas nacionais e na sequência os rapasses financeiros para os municípios.

Passadas as comemorações, o prefeito eleito de Várzea Alegre, Zé Helder, já deve ter em mente como será sua futura administração, desde já planejando o governo.

Zé Helder vem de duas gestões bem-sucedidas e o desafio é, em tempos de crise, manter o ritmo dessas gestões no terceiro mandato a partir de janeiro de 2017.

No cenário atual, a experiência do gestor conta muito. Zé Helder tem esse know-how, mas não pode descuidar e começar já o trabalho.
Assim como para as empresas construir um plano de negócio é alma e o direcionamento do empreendimento, essa peça, no conceito moderno de administração pública, como um bom plano de governo, não pode faltar.

Quando se fala em planejamento, não era necessário dizer, mas só para reforçar, o planejamento é o que vem antes. Então, não se pode esperar o 1º de janeiro de 2017 para começar esse plano, esse trabalho.

Pacificar o processo de transição é fundamental para a construção desse projeto, que deve contar com a sensibilidade democrática e participativa da atual gestão, cumprindo com o atual cronograma do governo, mas com a consciência, que amanhã a cidade terá outra gestão que depende de todas as informações para montar esse novo projeto.

As redes de transparência, os canais de fiscalização, serão apontadores da atual situação da cidade do ponto de vista administrativo e ferramentas fundamentais à construção do projeto da nova gestão. Mas, ainda assim, o atual governo deverá ser colaborativo.

Hora também de pensar nas capacidades humanas, ou seja, nas pessoas que estarão no time do governo futuro. O ideal é que pese mais a capacidade do que o capital político. O conhecimento é fundamental para que uma pasta seja exitosa no conjunto da administração pública.

A confiança do povo, em sua maioria, e que pede um governo voltado para todos, foi para as urnas. Agora é hora e o momento de pensar um governo que seja transparente, capaz e voltado para o povo. A palavra de ordem é trabalho.

Marcos Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...