Fechando a leitura de “Na Trilha
do Sucesso – Vença num mercado que caminha com você, sem você ou apesar de você”.
Este livro é indicado para vendedores que querem realmente serem profissionais.
Escrito por Cláudio Tamanini, que leva as credenciais de ser palestrante,
consultor e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, o livro carrega um
feixe de páginas que nos lança na era da competitividade, da construção de
marcas, não apenas de empresas, mas de marcas pessoais (Personal Branding). Quebra
velhos paradigmas, e aposenta a figura do leão, sempre associada à imagem de
vendedores de sucesso, trocando pela figura da girafa, mais cuidadosa e com
visão mais larga, vive em bando, cuida dos filhos e se protege e protege os
seus. Para Claúdio Tomanini, o leão é preguiçoso, acomodado, se acha o rei, e
quem faz o seu trabalho de caça, por exemplo, é a leoa.
Conheci na obra, Joe Girard, o
maior vendedor de carros do mundo, com 12 citações Guiness Book. Um homem que
aos 35 anos era um fracassado nas vendas, mas que decidiu dar a volta por cima,
e aplicando técnicas próprias, como o investimento em relacionamento com os
seus clientes, chegou a vender em um único dia 18 carros e em um ano quase
1.500 veículos, mais precisamente 1.425 veículos. E uma grande lição: Para Joe
Girard, a venda só começa quando é fechada com o cliente.
Tem ainda nesta obra magnífica, a
eficiência da aplicação da análise de SWOT, mais conhecida no Brasil como FOFA –
Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Com essa ferramenta é possível
avaliar quem somos, com quem concorremos e como estamos no mercado.
E vem ainda a parte onde muitas
empresas são omissas ao não planejarem e a não terem definidos sua Missão e
Visão Estão no mercado, mas sem uma direção – tipo onde der eu vou.
Ajuda a construir marca pessoal
como nunca visto antes.
Um livro muito interessante.
Recomendo.
Marcos Filho
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