sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Na Trilha do Sucesso

Fechando a leitura de “Na Trilha do Sucesso – Vença num mercado que caminha com você, sem você ou apesar de você”. Este livro é indicado para vendedores que querem realmente serem profissionais. 

Escrito por Cláudio Tamanini, que leva as credenciais de ser palestrante, consultor e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, o livro carrega um feixe de páginas que nos lança na era da competitividade, da construção de marcas, não apenas de empresas, mas de marcas pessoais (Personal Branding). Quebra velhos paradigmas, e aposenta a figura do leão, sempre associada à imagem de vendedores de sucesso, trocando pela figura da girafa, mais cuidadosa e com visão mais larga, vive em bando, cuida dos filhos e se protege e protege os seus. Para Claúdio Tomanini, o leão é preguiçoso, acomodado, se acha o rei, e quem faz o seu trabalho de caça, por exemplo, é a leoa.

Conheci na obra, Joe Girard, o maior vendedor de carros do mundo, com 12 citações Guiness Book. Um homem que aos 35 anos era um fracassado nas vendas, mas que decidiu dar a volta por cima, e aplicando técnicas próprias, como o investimento em relacionamento com os seus clientes, chegou a vender em um único dia 18 carros e em um ano quase 1.500 veículos, mais precisamente 1.425 veículos. E uma grande lição: Para Joe Girard, a venda só começa quando é fechada com o cliente.

Tem ainda nesta obra magnífica, a eficiência da aplicação da análise de SWOT, mais conhecida no Brasil como FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Com essa ferramenta é possível avaliar quem somos, com quem concorremos e como estamos no mercado.

E vem ainda a parte onde muitas empresas são omissas ao não planejarem e a não terem definidos sua Missão e Visão Estão no mercado, mas sem uma direção – tipo onde der eu vou.

Ajuda a construir marca pessoal como nunca visto antes.

Um livro muito interessante. Recomendo.

Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...