sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Nossas Bandeiras

Não podemos perder de vistas nossas metas de crescimento. É bem verdade que as notícias não são nada animadoras e o mercado amarga derrotas. Em 2015, enfrentamos a pior crise financeira dos últimos 15 anos, e que ainda não deu trégua em 2016.  Isso teve como resultado o fechamento de cerca de 100 mil estabelecimentos comerciais em todo o Brasil, perdemos 13% de nossas lojas, isso de acordo com a Confederação Nacional do Comércio.

As bandeiras hasteadas não são coloridas. O cinza da crise é muito forte e muitas empresas já trocaram suas bandeiras de cores quentes por flâmulas de cores mortas.

Porém, ainda é possível visualizar, entre tantas cores escuras, alguns pontos coloridos. O tsunami da crise, já derrubou muitas empresas, no entanto, há aquelas que resistem bravamente. Mesmo expondo cicatrizes, as mãos fortes seguram suas bandeiras nos pontos mais altos.

Entre essas gigantes do mercado, resistentes ao fenômeno da crise, também, pequenas empresas seguem segurando suas bandeiras coloridas.

O que há de diferente entre às empresas que sucumbiram ou que estão se afogando na crise e as que permanecem navegando, embora o mar agitado, está na administração eficiente e criativa de suas equipes.

A criatividade sempre foi evocada dentro das empresas, e agora mais do que nunca. A prática da gestão criativa e eficiente mantém o foco, a busca permanente dos resultados. Talvez resultados menos audaciosos, mas, ainda assim, são resultados positivos.

A criatividade e a gestão eficiente apontam, em muitos casos e em certas ocasiões, que temos que navegar contra a maré.

O que ocorre é que, a maré das notícias ruins, afetam a todos, porém, uns decidem lutar, enquanto outros optam por se entregarem.

O planejamento das ações das empresas, em tempos de crise, não pode ficar para depois. É pra já! Esse planejamento é contributo para os resultados. Temos que saber que caminhos estamos tomando. O fato é que cruzar os braços não vai resolver mesmo.

Mais do que nunca, é era de fazer bencmarketing. É o momento de se espelhar nas receitas de quem está conseguindo vencer na crise.

Nos ligamos tanto nos resultados negativos, que, às vezes, esquecemos que há coisas positivas acontecendo. Há empresas fechando? Claro. É uma realidade. Mas também há novas empresas entrando no mercado. Há outras ganhando musculatura.

E se sua empresa já está mercado, esse é um ponto muito positivo. Imagine seus anos de experiência como uma fonte rica de estratégias, criatividade e conhecimento de gestão, que são diferenciais para que sua bandeira não ganhe o cinza da crise, mas permaneça com a bandeira com cores vibrantes e alegres.

Não fique trancado no escritório. Levante de sua confortável cadeira e vá conversar com seus colaboradores. Perceba suas lutas. Note o empenho de cada um. Veja-os não com como subalternos, mas como verdadeiros soldados, aliados que tentam manter a bandeira de sua empresa erguida. Ouça suas ideias. Muitas soluções criativas para empresas em crise nasceram das cabeças dos colaboradores.

Você que está no comando, não pode deixar sua embarcação naufragar. Você, como nenhuma outra pessoa, conhece o caminho, as curvas, os atalhos para chegar ao seu destino e conquistar suas metas. Vamos segurar nossas bandeiras vibrantes.

Marcos Filho


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