segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Você é um vendedor profissional ou amador?

Vender é o ato de negociar, comercializar, de trocar um bem, mercadoria ou serviço por dinheiro.
Todas as pessoas têm alguma coisa para vender, para trocar, seja um bem, um serviço, um produto. Em algum momento da vida você ou vendeu ou venderá alguma coisa. Então não há como negar que somos todos, de certa maneira, vendedores. Mas, aí podemos questionar: Tenho talento para as vendas? A resposta a essa pergunta pode vir de um teste vocacional particular. É quando você se pergunta se consegue convencer alguém a comprar seu produto, bem ou serviço, de forma que consiga atingir não apenas o seu objetivo de venda, mas deixar o cliente satisfeito.

O vendedor profissional, estuda, planeja, executa e acompanha todo o trajeto do objeto, produto ou serviço vendido, passando pela busca do cliente, processo de encantamento do cliente apresentando o produto ou serviço que satisfará suas necessidades, tem foco no cliente e nas vendas e ainda mantém contato após as vendas, dando ao cliente todo o suporte necessário para que este esteja satisfeito. Na verdade, o vendedor é aquele que consegue criar relacionamento com o cliente, de forma que seja sempre lembrado quando o cliente pensar em uma nova compra.

Certo que nem todos têm essa dedicação, é aí quando conseguimos distinguir os vendedores amadores dos vendedores profissionais. Também isso permite sua avaliação. Você é um vendedor profissional ou é um amador?

Pode ser o caso também de você realmente ter talento para as vendas e precise tão somente de um empurrãozinho para avançar e fazer sucesso no mercado.

Um exemplo de sucesso nas vendas vem do maior vendedor de carros já conhecido na história com 12 vezes o nome publicado no Guiness Book, o famoso livro dos recordes.

Joe Girard estava desempregado e com a família passando dificuldades quando decidiu pedir trabalho em uma revendedora de carros. O empresário botou uma série de dificuldades para não contratá-lo, usando como justificativa a crise no mercado de automóveis e que já tinha vendedores suficientes. Joe Girard não desanimou e fez uma contraproposta. Não venderia carros ali, no salão, mas externamente. A proposta foi aceita. Então veio o desafio: O que fazer para vender carros sem está no salão? 

Depois de estudar e planejar, ele decidiu investir em relacionamento, apoiado numa tese que tornou sua lei, que cada pessoa, no mínimo, conhece mais 250 pessoas de suas relações, e que se tratasse bem essas pessoas, elas falariam bem dele para as demais, formando assim a sua rede de relacionamento, tendo como resultado a venda de mais carros. Ele também fazia propagando de si mesmo, distribuindo fartamente seu cartão visitas. Ele ainda ligava aos clientes em momentos importantes da vida deles, como exemplo, um filho de um cliente que entrava naquela concorrida faculdade. Joe Girard conseguiu tanto sucesso que chegou a vender em um dia 18 veículos e em um único  ano 1.425 carros. Também escreveu um livro intitulado “Como vender qualquer coisa a qualquer um”, que foi publicado no ano de 1982. E esse sucesso todo, só veio quando Joe Girard tinha 35 anos. Antes ele se considerava um fracasso para as vendas. Ele mudou o foco e a história.

Para ser um vendedor de sucesso é necessário construir uma marca pessoal forte e investir nas pessoas. O foco são as pessoas. Todo o universo tecnológico, por mais avançado que seja, jamais conseguirá o feito de substituir o ser humano em sua subjetividade.

Quer ser um vendedor de sucesso? Comece a planejar suas vendas e invista no relacionamento com as pessoas. Entenda seu cliente. Conquiste e venda satisfação com foco não somente nas vendas, mas também nos clientes.

Um abraço.
Marcos Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...