terça-feira, 21 de junho de 2016

O Poder do Hábito

Fechando a leitura do livro "O Poder do Hábito - Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios", do jornalista americano e repórter investigativo do New York Time, Charles Duhigg.

São nossos hábitos que conduzem nossas vidas ou somos nós que conduzimos nossos hábitos?

A obra de Charles Duhigg é um estudo de pesquisa profundo sobre a força dos nossos hábitos e do quanto influenciam nossas rotinas pessoais, e consequentemente, no conjunto do tecido social.

O " Loop dos Hábitos" - Deixa, rotina e recompensa, fruto de pesquisa do Massachusetts Institute Of Technology, é a grande sacada do Poder do Hábito.

Diferente do que muitos acreditam, é possível mais facilmente mudar nossos hábitos a partir da identificação desse loop.

Essas mudanças provocam transformações e levam a conquistas de realização pessoal, na sociedade e no ambiente das empresas.

Podemos envolver grandes grupos de pessoas por lutas que mudem o ambiente social. Foi esse o caso de Rosa Parks para o reconhecimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, constantemente violados. Rosa Parks, em 1955, provocou um protesto em Montgomery, que levou boicote aos ônibus da cidade. Naquela época, os assentos dos ônibus eram prioridade para pessoas brancas. O resultado, anos mais tarde, dessa luta que teve como um dos enfrentantes Martín Luther King, mudou o comportamento, os hábitos de uma comunidade e de um país.

Os arraigados hábitos do nadador campeão Michael Phelps, que venceu prova importante mesmo na dificuldade com os óculos tomados de água e sem ter a visão perfeita da piscina e do percurso a seguir. Estava em sua memória o que devia fazer. Era um hábito para ele nadar. Superou a dificuldade.

Mudanças de hábitos que geram lucros para as empresas. Assim foi a investida do executivo da Alcoa, Paul O'Neill, primando por modelos de segurança no trabalho, conquistando rebeldes, os transformando em colaboradores, e avançando com sucesso no mercado financeiro.

Mudanças de hábitos que reconfiguram equipes em crise, formando times de colaboradores, como ocorreu aos funcionários do Rhode Island Hospital.

Mudanças para fazer o novo, antes rejeitado, em um produto de sucesso. Dando a este produto certo ar de habitual, comum. Um toque de velho em algo novo. Formando novos hábitos.

O sucesso da empresa Target, que monitorando hábitos de consumo de clientes vende e lucra muito dinheiro. A Target é capaz de saber o que você quer comprar antes que você o saiba.

Por fim, as dicas para criar novos hábitos. Visualize o loop e identifique a rotina, experimente com recompensas, isole a deixa e tenha um plano. Foi uma ótima leitura. Recomendo. Abraços.

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