quarta-feira, 5 de junho de 2013

35 anos da Rádio Cultura

Olá, gente! Como todos sabem, hoje, 05 de junho de 2013, a Rádio Cultura de Várzea Alegre completa 35 anos de atividade.

Não vamos aqui contar a história da emissora. Também não pretendemos incursionar pela história da comunicação.

O nosso objetivo é lembrar tão somente, que embora o advento das mais diversificadas mídias, o rádio não ficou para trás. Muito pelo contrário, continua elementarmente vivo.

O último grande acontecimento tecnológico, a entrada da internet em atividade, em 1990, para muitos, enterraria o rádio do cenário das comunicações. Não aconteceu. Aliás, o rádio se fortaleceu com a internet, passando a transmitir sua programação além das fronteiras de suas determinantes permissionárias. E olha, que a internet foi o maior invento das comunicações desde a revolução da TV, na década de 1950.

Mas, o que torna o rádio tão forte, capaz de romper os tempos incólume? A resposta é fácil: O seu proposito. O rádio foi criado com o único objetivo de servir. São as horas informadas, os acontecimentos no mundo, no país, no estado, na cidade. A boa música, a descontração do comunicador. Então, traduzimos que o rádio é um amigo. É peça estimada nas casas, nos carros, nas caminhadas, nas madrugadas. O rádio é voz dos que não têm voz. Fala. Cobra. Ajuda. É também um conselheiro. O fato do rádio não ter cara, ou seja, imagem, povoa o imaginário das pessoas, que formam em suas mentes as sensações emocionais mais diversas.

Além de todas essas vantagens, o rádio é, por sua própria natureza, formador de opinião. É nesta coluna que se sustenta o seu papel mais importante.
É formando opinião que o rádio contribui de forma substancial para as transformações sociais, edificando a sociedade e encontrando caminhos.
É também por ser formador de opinião que o rádio não pode se contrapor à sua missão, devendo ser exercido com responsabilidade. Neste veículo de comunicação não pode existir ladismos. Os favorecidos devem ser sempre os povos. Do contrário, perderia o rádio a essência do seu mister, formando alienados ao invés de cidadãos.

A construção da cidadania é caminho a ser percorrido diuturnamente pelo rádio. Sua ferramenta principal é a educação e cada conquista nesse campo, é uma vitória que deve ser exaustivamente comemorada. Dessa forma, é válido dizer que há 35 anos era implantada nesta cidade a Rádio Cultura de Várzea Alegre. Esse equipamento chegou exatamente para cumprir com essa missão. E a Rádio Cultura foi além. Muito além. Essa emissora é considerada uma das alavancas do progresso de Várzea Alegre. Ela cresceu com essa cidade. Todos os que usaram o seu potencial de transmissão, executaram a tarefa do bem servir. Assim como os que hoje aqui estão, apanharam a experiência dos mestres e se tornaram mensageiros de comunicar, educar e divertir. Essa também é uma das premissas da Rádio Cultura, conceito que vem da família Ferreira, na pessoa do idealizador da emissora, Raimundo Ferreira, para homenagear o seu irmão, o jornalista Joaquim Ferreira, do seu diretor presidente, Dr. Pedro Sátiro, que pouco tempo após a inauguração da emissora, assumiu a propriedade da rádio com todos os seus ônus e bônus. E por falar em Dr. Pedro Sátiro, é dele a frase que traduz o que é a Rádio Cultura. “ Uma emissora de Várzea Alegre, feita por varzealegrenses, para servir a nossa gente”. Essa frase tem um tom paternalista. Prova disto é que a rádio também é uma escola. Aqui muitos chegaram verdes e amadureceram nas suas salas. Não há dúvidas que outras gerações terão a missão de tocar esse empreendimento para frente. E que esse “tocar para frente” esteja nas mãos de pessoas que tenham o mesmo pensamento pedagógico dos que hoje seguem com essa história de 35 anos. Porque a frieza dos negócios não pode vencer o calor das almas alimentadas por essa praça de comunicação. Porque comunicação não é brincadeira. É responsabilidade. É também profissão de apaixonados pelo que fazem. Essa história não estaria sendo contada, não fosse a paixão que a alimenta desde os seus mais tenros dias.

Então, gente. Por ontem, por hoje e pelo futuro, bem-vindos sejam os 35 anos da RÁDIO CULTURA DE VÁRZEA ALEGRE.

Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...