segunda-feira, 24 de junho de 2013

A máscara de Fawkes

Em praticamente todas as manifestações no mundo se observa uma máscara de uso em comum. Aqui no Brasil, nos levantes populares recentes, é notória a replicação dessas máscaras a cobrir muitas faces. Mas de quem é esse rosto que representa revolta, revolução, desejo de mudanças e cobrança por justiça?

O nome do homem portador desse rosto era Guy Fawkes. Ele era um valoroso soldado Inglês, que não comungava com as práticas protestantes do rei Jaime I, no século XVII. 

O rei Jaime I era escocês que ascendera ao trono da Inglaterra por suas ligações familiares. Por sua origem escocesa, todos pensaram que ele agiria diferente da rainha Elizabete, filha de Henrique VIII, que perseguia os católicos. Para decepção dos católicos, Jaime I adotou a mesma prática, desrespeitando direitos e perseguindo.

Católico desde os 16 anos, Guy Fawkes, também conhecido por Guido Fawkes, colaborou com a Conspiração da Pólvora, um plano arquitetado por Robert Catesby para assassinar o rei Jaime I e todos que compunham o parlamento Inglês. O plano consistiu em encher uma casa com barris de pólvora. Essa casa fora comprada pelos conspiradores ao lado do parlamento britânico. Coube a Guy Fawkes a missão de armazenar essa carga explosiva, pois era soldado especialista no assunto. Ele também estaria disposto a morrer pela causa.

Mas, o plano foi abaixo quando um dos conspiradores, na tentativa de salvar um amigo, enviou a este um bilhete, pedindo para que o mesmo se mantivesse distante do parlamento no dia 05 de novembro de 1605. Neste dia, todos do parlamento, inclusive o rei Jaime I, estariam reunidos para iniciar os trabalhos da sessão.

O plano vazou e acabou chegando aos ouvidos do Rei, que mandou fazer uma varredoura nas casas da região. Foi quando Guy Fawkes foi capturado.  Levado à presença do Rei, Fawkes se identificou como John Johnson e permaneceu resoluto, não entregando seus aliados. 

Num dos momentos do interrogatório, quando lhe perguntaram a razão de estar em seu poder tanta pólvora, respondeu que a pólvora era "para explodir todos vocês desgraçados bêbados de scotch de volta para as montanhas sujas de onde vieram”.

Guy Fawkes foi torturado de forma cruel, mas permaneceu fiel aos seus ideias. Não se sujeitando aos caprichos das autoridades, foi condenado à forca e após sua morte, teve o corpo esquartejado.

Pelos seus atos de coragem, Guy Fawkes é lembrado até hoje na Inglaterra no 05 de novembro, na noite das fogueiras. Ele passou de bandido a herói de ideais nobres.

Eis aí a razão para que muitos usem o seu rosto nos dias de hoje para mostrar sua coragem e determinação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...