sexta-feira, 17 de julho de 2015

Fazer o dever de casa

As pequenas, médias e grandes empresas que estão vivas e bem vivas no mercado, estão fazendo o dever de casa. Quem não consegue essa proeza, está passando por apertos, e muitas, fechando as portas.

E fazer o dever de casa é tarefa que exigi compromisso e esforço. Pegue como exemplo, o filho ainda criança, que ao chegar do colégio, tem a missão de estudar em casa as matérias recomendadas pelos professores. Muitos, se os pais não derem um empurrãozinho, não fazem nada. O resultado é desastroso. Acumulam-se as tarefas, o tempo é pouco, os estudos viram uma confusão, e ao final do ano, o estudante ou passa se arrastando ou fica para trás.

Não é diferente com as empresas. Deixar de realizar as tarefas necessárias diariamente pode comprometer todo o rendimento do negócio. O sucesso de uma empresa depende da harmonização do funcionamento de todos os setores.

A saúde financeira da empresa só estará realmente segura, se tudo andar em processos corretos. Vamos exemplificar com apenas três setores: Financeiro, compra e venda.
O financeiro fornece as condições de compra da empresa, que adquire os produtos, que passa para o setor de vendas, que gera recursos que alimenta o setor financeiro, formando um ciclo.

Quando um desses setores não consegue desempenhar com eficiência o que é de sua responsabilidade, gera o desequilíbrio do ciclo, comprometendo os resultados da empresa.

Mas, vamos ao dever de casa. Para que esse ciclo chegue ao final de um ano com sucesso são necessários esforços de acompanhamento, levantamento, pesquisa, avaliação de resultados, preparo de pessoal, estudo de mercado, entre outras atividades.

Essas tarefas, tais quais as passadas pelos professores aos alunos, são de imensa importância.

Atualmente, com mais acesso a informações, os empresários, especialmente os pequenos e médios empresários, estão numa corrida por informações sobre como gerenciar as suas empresas. Essa é uma ótima notícia. Isto significa dizer que estas pessoas querem que realmente suas empresas deem certo. 

Outro sinal dessa corrida pela informação é que, a gerencia de uma empresa baseada apenas na experiência de mercado, passa agora a buscar por conhecimentos que tornem o comando da empresa fundamentado em técnicas mais profissionais. E quando é possível aliar a experiência de mercado com novas técnicas de gerenciamento, essa empresa tem tudo para obter grande sucesso, ou implementar ainda mais sua atuação mercadológica, ganhando mais musculatura.

Existem no Brasil várias empresas prestando assessoria e consultoria, auxiliando as empresas no emprego de técnicas de administração, com conhecida eficiência. Um exemplo, especialmente para a pequenas e médias empresas, é o SEBRAE.

É importante para o empresário saber que, o conhecimento só não basta. É imprescindível que o conhecimento, uma vez adquirido, passe a ser aplicado no gerenciamento da empresa.

Geralmente, mudanças enfrentam resistências. Este é um dos primeiros desestímulos para que o dever de casa não seja feito. Mas, sabendo disto é claro esse problema será vencido.

Então. Se você deseja uma empresa de sucesso comece hoje mesmo a correr atrás de conhecimentos, e com novas técnicas à sua disposição, inicie por Planejar, Dirigir, Controlar e Agir. Isto é fazer o dever de casa.

Marcos Filho 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...