sexta-feira, 3 de julho de 2015

Não venda produtos, venda sonhos

Hoje, mais do que em outros tempos, precisamos de vendedores de sonhos. Porque vender produto é fácil! As lojas estão abarrotadas de vendedores de produtos, e, consoante a isso, também cheinhas de produtos. Isso tem que mudar!

Grande parte dos vendedores ainda não percebeu que vender sonhos é mais fácil, geram maior lucratividade e continuam oferecendo apenas produtos aos seus clientes.

Mas, o que é o sonho nas vendas? O sonho é a parte subjetiva da venda e está embutido no produto. É a satisfação da necessidade do cliente.

O vendedor tem que ficar antenado. O cliente só entra no seu comércio se estiver interessado em alguma coisa. Ele não entra para passear. Isto seria perda de tempo, e tempo é uma coisa que não temos para perder ultimamente.

Acompanhe o cliente, observe o que ele procura. Observe atentamente suas palavras, e mais do que isso: acompanhe suas emoções. Quando o cliente, der de cara com aquele produto que lhe enche os olhos é a hora certa de transformar um produto em um sonho. Você notará que a cada característica do produto que que é mostrada ao cliente, ele se envolve mais. É emoção falando pela razão. E vão embora todos os defeitos. O produto é coberto de qualidades.

Tenha em mente e note que envolvimento do cliente com o produto é mágico. O que para você é apenas um TV, para o cliente é a reunião de amigos para assistir ao jogo de futebol. Ou o encontro de amigas para acompanharem o decisivo capítulo da novela. Se vende produtos de beleza, enquanto você ver um estojo de maquiagem, a linda jovem se enxerga na balada como a mais gata das gatas.

Então, um sofá não é apenas um sofá. Naquele momento, o sofá deixe de ser um produto e passa ser sonho da família reunida, dos amigos no descontraído papo de fim de tarde.

As lojas têm suas metas, geralmente financeiras. Isso é importante e muito. Você vendedor também tem suas metas financeiras. O caminho mais fácil do negócio se tornar lucrativo e todos baterem as metas é transformar os produtos que você tem para vender em sonhos.

Certamente você já realizou algum sonho em sua vida. Seja grande ou pequeno, a realização de um sonho é inesquecível. Produz uma alegria inigualável. Então, na próxima vez que um cliente entrar em seu estabelecimento comercial o seu pensamento já deve estar direcionado para a realização de mais um sonho.

Marcos Filho


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