terça-feira, 14 de julho de 2015

Mercado já projeta inflação de 9,12% para o fim deste ano

A projeção do mercado financeiro para a inflação, este ano, não para de subir. A estimativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu pela 13ª vez seguida e, desta vez, a projeção passou de 9,04% para 9,12%. Para 2016, no entanto, a estimativa teve duas leves reduções seguidas. A expectativa é que no final do próximo ano o IPCA fique em 5,44%, contra 5,45% previstos na semana passada, segundo informações do Boletim Focus, divulgado, ontem, pelo Banco Central (BC).
As estimativas para a inflação estão distantes do centro da meta que é 4,5%. Neste ano, a expectativa é de estouro até do teto da meta, 6,5%. O próprio BC projeta inflação em 9%. Para tentar frear a alta dos preços, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC tem elevado a taxa básica de juros, a Selic, que já foi elevada por seis vezes seguidas e o BC tem sinalizado que o ciclo de alta continua. A próxima reunião do comitê está marcada para os dias 28 e 29 deste mês. Atualmente, a taxa básica está em 13,75% ao ano e as instituições financeiras esperam que a taxa chegue a 14,5% no fim deste ano. Já no final de 2016, a Selic deve ficar em 12,25% ao ano. 
Recessão
Embora ajude no controle dos preços, o aumento da taxa Selic prejudica a economia, que atravessa um ano de recessão, com queda na produção e no consumo. A expectativa das instituições financeiras para a retração da economia, este ano, permaneceu em 1,50%. Para o próximo ano, a projeção é de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), mas de apenas 0,5%. Na avaliação do mercado financeiro, a produção industrial deve ter uma queda de 5%, contra 4,72% previstos na semana passada. Em 2016, a projeção de crescimento passou de 1,35% para 1,40%.
A pesquisa do BC também traz a projeção para a inflação medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), que subiu de 7,42% para 7,51%, este ano. Para o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), a estimativa passou de 7,32% para 7,42%, em 2015.
Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...