sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mudanças radicais


Causa comum do desaparecimento de muitas empresas do mercado é a perda de foco.
Muitas empresas já nascem sem foco. São abertas sem nenhum critério de avaliação do mercado, inclusive sem conhecer o perfil do cliente para o qual oferecerá seus produtos ou serviços.

Outras empresas até conseguem encontrar seu foco, seu nicho, seu público consumidor, mas, com o passar do tempo, mudam totalmente.

Essas mudanças radicais, que implicam na mudança de foco, também representam perda de clientes e dificuldades de atuação no mercado.

Conheço empresas que tinha uma excelente carteira de clientes, vendendo determinado tipo de produto, mas que, de uma hora para outra, resolveram radicalizar, trocando produtos populares por produtos de marca. O resultado foi desastroso.

Outras empresas que também tenho conhecimento, radicalizaram em reformas de suas lojas, que partiram de uma estrutura simples para estruturas tremendamente luxuosas. Essas também conseguiram espantar sua clientela.

Isso não teria ocorrido se os responsáveis por essas empresas conhecessem o perfil dos seus clientes e tivessem focado nestes. O que gera essa confusão numa troca de perfil, que resulta na perda de clientes, vem, na maioria das vezes, da mudança econômica que as empresas proporcionam com o passar dos anos aos seus proprietários e também na melhoria do seu próprio capital.

Cito aqui como exemplo, uma empresa que tem perfil para vender produtos populares, iniciada, com poucos recursos e os empresários lutando para sobreviver no mercado. Digamos que essa empresa, com o passar dos anos alcança sucesso, e os seus responsáveis conseguem melhorar o capital da empresa, e também melhorar suas finanças pessoais.

Ao melhorar suas condições financeiras pessoais, começam também mudanças comportamentais, frutos do trabalho e do dinheiro ganho. São novas roupas, carros, joias, casa nova. Coisas que o dinheiro pode oferecer.

Esses empresários que conseguiram mudar os seus perfis pessoais, começam também a implantar mudanças radicais nas empresas, trocando produtos mais baratos e de foco do público, por linhas mais caras, e até promovem mudanças estruturais nas lojas com alto grau de luxo que chegam a assustar.

O resultado disso tudo é que o público consumidor que era o foco, começa a avaliar que naquela loja não dá mais para comprar, e começa a procurar por outro fornecedor que atenda ao seu perfil.

E aí você pode questionar: É importante investir em melhorias na empresa, oferecer conforto ao cliente.

A resposta é que você tem razão. As mudanças são necessárias, mas devem estar de acordo com o perfil do seu cliente. Ofereça mais conforto e certamente você terá clientes ainda mais alinhados ao seu negócio. Mude radicalmente o seu negócio e arque com a perda de clientes.

O empresário tem que ter a consciência de que as mudanças que aconteceram em sua vida, proporcionada pelo resultado dos seus negócios, nem sempre acontecem na mesma proporção na vida dos seus clientes.

Se você passou de um pró-labore de R$ 1.500,00 para R$ 4.000,00 em um ano, o mesmo pode não ter acontecido com o seu cliente. Inclusive pode até acontecer dele ter perdido mais dinheiro ainda.

Também é importante que os empresários ouçam sempre os seus clientes na tentativa de manter-se na linha que tem levado a empresa ao sucesso. Nunca abandone seu cliente. Ele é a razão do seu negócio existir.

Leve em consideração o foco do seu negócio. As tomadas decisões para melhorias de sua empresa devem estar alinhadas ao seu público consumidor. Evite mudanças radicais.

Marcos Filho





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...