Causa comum do desaparecimento de
muitas empresas do mercado é a perda de foco.
Muitas empresas já nascem sem foco.
São abertas sem nenhum critério de avaliação do mercado, inclusive sem conhecer
o perfil do cliente para o qual oferecerá seus produtos ou serviços.
Outras empresas até conseguem
encontrar seu foco, seu nicho, seu público consumidor, mas, com o passar do
tempo, mudam totalmente.
Essas mudanças radicais, que
implicam na mudança de foco, também representam perda de clientes e
dificuldades de atuação no mercado.
Conheço empresas que tinha uma
excelente carteira de clientes, vendendo determinado tipo de produto, mas que,
de uma hora para outra, resolveram radicalizar, trocando produtos populares por
produtos de marca. O resultado foi desastroso.
Outras empresas que também tenho
conhecimento, radicalizaram em reformas de suas lojas, que partiram de uma
estrutura simples para estruturas tremendamente luxuosas. Essas também conseguiram
espantar sua clientela.
Isso não teria ocorrido se os
responsáveis por essas empresas conhecessem o perfil dos seus clientes e tivessem
focado nestes. O que gera essa confusão numa troca de perfil, que resulta na
perda de clientes, vem, na maioria das vezes, da mudança econômica que as
empresas proporcionam com o passar dos anos aos seus proprietários e também na
melhoria do seu próprio capital.
Cito aqui como exemplo, uma empresa
que tem perfil para vender produtos populares, iniciada, com poucos recursos e
os empresários lutando para sobreviver no mercado. Digamos que essa empresa,
com o passar dos anos alcança sucesso, e os seus responsáveis conseguem
melhorar o capital da empresa, e também melhorar suas finanças pessoais.
Ao melhorar suas condições
financeiras pessoais, começam também mudanças comportamentais, frutos do
trabalho e do dinheiro ganho. São novas roupas, carros, joias, casa nova.
Coisas que o dinheiro pode oferecer.
Esses empresários que conseguiram
mudar os seus perfis pessoais, começam também a implantar mudanças radicais nas
empresas, trocando produtos mais baratos e de foco do público, por linhas mais
caras, e até promovem mudanças estruturais nas lojas com alto grau de luxo que
chegam a assustar.
O resultado disso tudo é que o público
consumidor que era o foco, começa a avaliar que naquela loja não dá mais para
comprar, e começa a procurar por outro fornecedor que atenda ao seu perfil.
E aí você pode questionar: É importante
investir em melhorias na empresa, oferecer conforto ao cliente.
A resposta é que você tem razão. As
mudanças são necessárias, mas devem estar de acordo com o perfil do seu
cliente. Ofereça mais conforto e certamente você terá clientes ainda mais
alinhados ao seu negócio. Mude radicalmente o seu negócio e arque com a perda
de clientes.
O empresário tem que ter a
consciência de que as mudanças que aconteceram em sua vida, proporcionada pelo
resultado dos seus negócios, nem sempre acontecem na mesma proporção na vida
dos seus clientes.
Se você passou de um pró-labore de
R$ 1.500,00 para R$ 4.000,00 em um ano, o mesmo pode não ter acontecido com o
seu cliente. Inclusive pode até acontecer dele ter perdido mais dinheiro ainda.
Também é importante que os
empresários ouçam sempre os seus clientes na tentativa de manter-se na linha
que tem levado a empresa ao sucesso. Nunca abandone seu cliente. Ele é a razão
do seu negócio existir.
Leve em consideração o foco do seu
negócio. As tomadas decisões para melhorias de sua empresa devem estar
alinhadas ao seu público consumidor. Evite mudanças radicais.
Marcos Filho
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