A palavra crise não sai da mídia.
Nos últimos dias ela está mais presente do que nunca. Você ouve sobre crise financeira
nos telejornais, no rádio, nas novelas, nos programas humorísticos, nos lares,
nos bares, nas reuniões de jovens, adultos e idosos. É crise para todos os lados.
Mas, hoje quero falar sobre outro tipo de crise. Aí você pergunta: Mais uma
crise? Sim, exatamente mais uma crise. Essa crise pode ser presenciada no
comércio de Várzea Alegre.
O péssimo atendimento em alguns dos
estabelecimentos comerciais de nossa cidade é motivo de reclamação de grande parte da
população. Essa crise é constatada em pontos comerciais de diversos segmentos: Bares,
restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, etc.
A crise do péssimo atendimento pode
nos afundar ainda mais na crise financeira por razões simples.
Fala sério? Diga que você nunca
entrou em um estabelecimento comercial de Várzea Alegre e não percebeu a cara dura
do atendente? É isso mesmo. Com a cara fechada vem a famosa frase: “Diga”. Dizer
o quê? Essa é uma palavra que por si só denota que você não será bem atendido e razão para sair às pressas de tal estabelecimento comercial.
O cliente, motivo da existência de
uma empresa e fonte de lucro, quando mal atendido, a tendência é que procure
outras opções para comprar, onde se sinta bem e satisfeito em suas
necessidades.
O pior é que a crise de
atendimento, às vezes é o reflexo dos respectivos empresários, os chamados “donos
do negócio”.
Essa situação nos imprime a ideia
de sermos coagidos a comprar naquele local. É tipo: “Se comprar bem, se não
comprar, tudo bem também”. E aí cabe a
pergunta: Qual a razão de montarmos com tanto sacrifício um negócio, cuja razão
é ter o cliente como fonte de lucro e sustentação desse negócio e renegamos a
essa fonte de sustentação da empresa um excelente atendimento?
O empresário tem que ficar atento
para a atenção que o seu cliente merece. A busca pela fidelização do cliente
deve ser uma constante.
A melhor campanha de marketing que
pode ser feita está em encantar o seu cliente. Portanto, prezemos por um excelente
atendimento. Prepare bem os seus funcionários, desde o zelador ao seu
executivo. Passe para eles a missão de atender bem e de encantar seus clientes
para que atravessemos com alegria a crise financeira, pois o dinheiro pode até
ser pouco, mais os nossos clientes precisam ser muitos e satisfeitos. Obrigado.
Marcos Filho – Empresário e
graduando em administração
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