quarta-feira, 25 de março de 2015

Crise no atendimento

A palavra crise não sai da mídia. Nos últimos dias ela está mais presente do que nunca. Você ouve sobre crise financeira nos telejornais, no rádio, nas novelas, nos programas humorísticos, nos lares, nos bares, nas reuniões de jovens, adultos e idosos. É crise para todos os lados. Mas, hoje quero falar sobre outro tipo de crise. Aí você pergunta: Mais uma crise? Sim, exatamente mais uma crise. Essa crise pode ser presenciada no comércio de Várzea Alegre.

O péssimo atendimento em alguns dos estabelecimentos comerciais de nossa cidade é motivo de reclamação de grande parte da população. Essa crise é constatada em pontos comerciais de diversos segmentos: Bares, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, etc.

A crise do péssimo atendimento pode nos afundar ainda mais na crise financeira por razões simples.

Fala sério? Diga que você nunca entrou em um estabelecimento comercial de Várzea Alegre e não percebeu a cara dura do atendente? É isso mesmo. Com a cara fechada vem a famosa frase: “Diga”. Dizer o quê? Essa é uma palavra que por si só denota que você não será bem atendido e razão para sair às pressas de tal estabelecimento comercial.

O cliente, motivo da existência de uma empresa e fonte de lucro, quando mal atendido, a tendência é que procure outras opções para comprar, onde se sinta bem e satisfeito em suas necessidades.

O pior é que a crise de atendimento, às vezes é o reflexo dos respectivos empresários, os chamados “donos do negócio”.

Essa situação nos imprime a ideia de sermos coagidos a comprar naquele local. É tipo: “Se comprar bem, se não comprar, tudo bem também”.  E aí cabe a pergunta: Qual a razão de montarmos com tanto sacrifício um negócio, cuja razão é ter o cliente como fonte de lucro e sustentação desse negócio e renegamos a essa fonte de sustentação da empresa um excelente atendimento?

O empresário tem que ficar atento para a atenção que o seu cliente merece. A busca pela fidelização do cliente deve ser uma constante.

A melhor campanha de marketing que pode ser feita está em encantar o seu cliente. Portanto, prezemos por um excelente atendimento. Prepare bem os seus funcionários, desde o zelador ao seu executivo. Passe para eles a missão de atender bem e de encantar seus clientes para que atravessemos com alegria a crise financeira, pois o dinheiro pode até ser pouco, mais os nossos clientes precisam ser muitos e satisfeitos. Obrigado.

Marcos Filho – Empresário e graduando em administração



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