terça-feira, 21 de maio de 2013

"Mateus, primeiro os teus”.


Estava eu na Rádio Cultura, pronto para entrar na redação do jornal, quando recebi uma ligação de um amigo que perguntava se eu já sabia que vários carros-pipa estavam sendo abastecidos com água do açude Deputado Luiz Otacílio Correia (Olho D’água). A preocupação de quem estava do outro lado da linha é que essa água estaria sendo utilizada para abastecer localidades rurais de cidades vizinhas, como Farias Brito e Caririaçu. Pois bem. Fomos conferir a história e o fato é verídico. Segundo a própria gerência da Cagece em Várzea Alegre, um caminhão-pipa leva cerca de vinte mil litros de água para Farias Brito por dia. Outros três carros-pipa, a serviço do DNIT, pegam água para a obra de reforma da BR 230, entre esta cidade e Farias Brito, e um quarto veículo pega água para abastecer cisternas de placas aqui mesmo em território varzealegrense. Não conseguimos confirmar se há carro carreando água de Várzea Alegre para Caririaçu.

O problema é que as águas do Olho D’água estão baixando em ritmo acelerado. Atualmente, segundo a Cogerh, o nível do açude está em 58,2% de sua capacidade de vinte e um milhões de metros cúbicos. Esses atuais doze milhões e duzentos mil metros cúbicos, precisam ser preservados e racionados. 

Acho que em casos de crise de seca, temos que nos irmanarmos na distribuição da água, é claro. Se Farias Brito ou outra cidade próxima precisa das águas do Olho D’água, que possamos sim, contribuir, mas essa discussão tem que ser feita com a comunidade varzealegrense e não de forma unilateral.

Além do mais, é preciso ressaltar que as previsões de chuva para o próximo ano não são nada animadoras.
É a velha história do adágio popular: “Mateus, primeiro os teus”.

2 comentários:

  1. O problema é a venda pela CAGECE de uma água que ela não é a dona;Elvira

    ResponderExcluir
  2. A ÁGUA É UM BEM PÚBLICO...

    ResponderExcluir

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...