sexta-feira, 3 de maio de 2013

O milho III - A Missão


O milho do governo federal chega, mas é pouco. Cerca de 20% do que fora prometido pela presidente Dilma Roussef aos produtores do Ceará.

As sementes de milho distribuídas pelo governo alivia a fome dos animais tocados pela maior seca dos últimos cinquenta anos. Mas, se a burocracia para transportar o milho do Centro-Oeste do país para o Ceará é grande, na cidade promete não ser menor. Após discussão sobre a distribuição dos primeiros lotes de sementes, com fiscalização da Câmara e críticas de alguns vereadores ao secretário de Agricultura pela forma de distribuição do produto, nesta remessa, a bola foi passada para a Câmara de Vereadores, que se isenta da responsabilidade. Aliás, não é esse o papel da Câmara. 

Mas, o xis da questão é a pouca quantidade de milho que chegou. Cada produtor cadastrado no município pode pegar até 15 sacos de milho, só que aí só dá para atender aos cadastrados das letras A a J, ou então, cinco sacos de milho para cada produtor cadastrado. A burocracia: Deve haver uma reunião com os produtores, articulada pela secretaria de Agricultura, Ematerce, Sindicato Rural, com representação da Câmara para decidir sobre o tema. Há quem defenda o modo de comercialização, que define a venda do produto por ordem de chegada ao balcão da Conab. É discussão demais para pouco milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...