terça-feira, 7 de maio de 2013

O diálogo produz







O diálogo aberto entre a Prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Várzea Alegre em torno da reposição salarial dos servidores do magistério, pode ser considerado uma grande evolução. É um exemplo de debate equilibrado.


No mundo atual não há vagas para debates intransigentes. Há vagas para entendimentos, onde cada parte tem que ceder no que pode para beneficiar a coletividade.

É bem verdade que a postura radical das entidades sindicais, de memoráveis lutas a partir dos movimentos em São Paulo, tendo o nosso ex-presidente Lula como figura forte - todo mundo queria ter barba para seguir o mestre das lutas sindicais, também evoluiu. Foi bom o Lula ter ganhado a presidência do País por vários motivos, inclusive para entender que não há negociação na marra, mas pelo caminho do diálogo.

Os radicais podem achar que o diálogo enfraquece os movimentos sindicais. Eu entendo que não. Pelo contrário, é o diálogo que fortalece a todos e gera melhores resultados. 

O endurecimento do discurso, ou até mesmo a radicalização das medidas, só devem ser adotados quando todas as portas do diálogo forem cerradas.


Fora a questão dos professores, a Prefeitura também já garantiu que na próxima semana envia para a Câmara Municipal a proposta que contemplará os demais servidores do município. É um bom sinal em tempos de crise financeira, quando muitas prefeituras estão sem conseguir honrar seus compromissos mais básicos.

Nesta quarta-feira, 08, a Câmara Municipal deve aprovar o aumento salarial do magistério, com reposição de 7,97%. Mesmo com reservas do SSPMVA, houve consenso, com nova discussão de revisão do índice de reposição do piso salarial para o mês de julho. Que as condições sejam favoráveis para todos até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...