segunda-feira, 1 de junho de 2015

Empreendedorismo que Move o Associativismo


Origem da palavra

Para compreender o poder do empreendedorismo, que campeia as mentes de pessoas com capacidade de enxergar oportunidades em ideias consideradas incipientes é necessário um breve passeio pelo passado.

Pelos apanhados históricos, a palavra “empreendedor” nasceu na França, entre os séculos XVII e XVIII, para definir pessoas ousadas e que incentivavam o desenvolvimento econômico¹.

O significado da palavra foi lapidado ao longo dos séculos, e atualmente, empreendedor, ainda à sombra de suas origens, é a palavra usada para definir pessoas que conseguem ser altamente criativas, que fazem algo novo e impactante, que enxergam oportunidades em algo ou em situações de pouca expressividade.

Empreendedorismo no Brasil

No Brasil, o empreendedorismo passou a ganhar evidência a partir dos anos 1990, e logo no início do século XXI, já foi apontado por uma publicação americana como o país mais empreendedor do mundo.

Empreendedorismo associativista

Pessoas empreendedoras geram empresas empreendedoras, criam negócios de sucesso que movimentam a economia e a sociedade.

Não raro, mesmo sob a égide do empreendedorismo, pessoas com essa visão inovadora e empresas igualmente bem sucedidas sofrem dificuldades.

O desafio é empreender para sair do isolamento. É aí que nasce o empreendedorismo associativista.

Essa ideia de unir forças empreendedoras para defender ideias e negócios inovadores tem gerado resultados de sucesso para empresas ou associações comunitárias.

Desde que existam propósitos bem definidos e objetivos e metas a serem conquistados, um corpo social vale mais do que apenas uma pessoa, agindo de forma individualista, solitária, perdendo energia empreendedora.

Empreendedorismo em Várzea Alegre

O município de Várzea Alegre é uma das localidades do Sul do Ceará, visto por observação, como uma das comunidades mais empreendedoras do estado.

Os pequenos negócios se espelham geograficamente e estão em praticamente todos os lugares. São exemplos as serralharias, os viajantes, os fabricantes de doces, de sequilho, organizadores de eventos, o palhaço Palito – que com sua moto enfeitada corre as ruas vendendo suas guloseimas, os vendedores de espetinhos nas praças públicas - alguns oferecem comida mais saborosa do que a servida em certos restaurantes, famílias inteiras se reúnem na arte do crochê, a ACOMVA – Associação Comunitária de Várzea Alegre, uma das primeiras entidades organizadas a conseguir mecanização para o campo, quando através do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes – GACC, conseguiu um trator.

Várzea Alegre é a comprovação que o empreendedorismo por meio do associativismo é a chave do desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.

Associações Comunitárias

No município existem várias associações comunitárias, atuando em diferentes segmentos beneficiando milhares de famílias, promovendo qualidade de vida.
Presença do associativismo em Várzea Alegre como ação empreendedora³
- 01 Federação das Associações;
- 113 Associações;
- 87 Associações na Zona Rural;
- 26 Associações na Zona Urbana;
- 105 Projetos de Infraestrutura implantados;
- 32 Eletrificação;
- 29 Abastecimento d'água;
- 23 Mecanização Agrícola (Trator com implementos agrícola);
- 08 Piladeira de Arroz;
- 03 Casas Digitais;
- 03 Casas de Farinha;
- 03 Unidade de Resfriamento de Leite;
- 02 Conjunto Habitacional;
- 02 Fábrica de Redes;
- 01 ASSUVA – Associação dos Universitários de Várzea Alegre.
(Dados de 2014 com informações da FAMUVA – Francisco Evanildo Sousa Silva)
O trabalho dessas entidades sociais é vultoso é reflete fortemente na economia de Várzea Alegre.

FAMUVA

A grande maioria dessas organizações sociais, estão sob os cuidados de outra entidade, que é a FAMUVA – Federação das Associações de Várzea Alegre. Através dessa entidade, esses empreendedores congregados recebem informações assistências que vão desde a documentação necessária para abrir uma organização de cunho associatvista ao apoio no decorrer de suas atividades.

Associação Comunitária do Sítio Mocotó

Um dos exemplos mais importantes de empreendedorismo por meio do associativismo vem da comunidade de Mocotó, localidade rural distante 12 km de Várzea Alegre. Segundo relatos, essa foi primeira comunidade varzealegrense a investir no associativismo como solução econômica e social para os seus habitantes.

“Nos anos  de  1987  e  1988,  um  grupo  de mulheres  composto  por  três  irmãs, lideradas por Maria Miguel de Oliveira  (Rosinha), com a ajuda de  instituições parceiras,  decidiu  realizar  uma  série  de  reuniões  para  discutir  e  buscar alternativas no âmbito da geração de ocupação e renda para os moradores do sítio Mocotó. Dentre as ações levantadas, na ocasião, como alternativa a que obteve maior adesão foi a instalação de uma fábrica comunitária de redes de dormir, do tipo sol-a-sol, em função das atividades ali exercidas por muitas mulheres no tocante ao bordado e ao crochê, aplicados no processo de empunhamento, embainhamento, varandas e mamucaba.
A partir desse esforço inicial, surgiu, em 30 de maio de 1988, a Associação Comunitária de Mocotó, tendo como liderança a Rosinha.  Posteriormente, derivou-se para um empreendimento coletivo de uma mini- fábrica comunitária de redes sol-a-sol, com o objetivo de gerar ocupação e renda, mantendo o foco na vocação local, caracterizada pela produção de redes bordadas” ². 

Rosinha Miguel e Ceilda, da Associação do Mocotó, foram nossas convidadas para falarem desse tema: Empreendedorismo que move o associativismo.

 “Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. Maquiavel (1469-1527) foi um escritor, político, diplomata, historiador e pensador italiano. Autor da obra-prima "O Príncipe". É considerado o pai da Ciência Política.

Nossa equipe:
Thiago
Netinho
Michele
Meyrinha
Lucinha
Samir
Marcos Filho


Referências de Pesquisa
¹Alceu Enricone, empresário e presidente da ACCIAS, gestão 2009/2013, em Texto publicado na revista Sem Limites 2011, edição de Outubro/Novembro de 2011, de Concórdia/SC, disse:
²Site http://www.iniredes.com.br/ da Associação do Mocotó
³Famuva – Federação das Associações Comunitárias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...