sexta-feira, 19 de junho de 2015

O mundo não gira em torno do seu umbigo

O mundo vive cheio de pessoas que acham que tudo gira em torno do próprio umbigo. Dentro das empresas existe esse tipo de gente aos montes.

O engraçado é que, pessoas portadoras desse tipo de distúrbio, não se dão conta do turbilhão de confusão que podem causar, a não ser quando são tremendamente envolvidas e afetadas pelos conflitos criados.

Quando as coisas não dão certo, dadas ao destempero de comportamento, é comum a essas pessoas, para aliviarem a culpa, dizerem que têm personalidade forte.

Há uma confusão quando se trata do termo personalidade forte. Ter personalidade forte não significa destempero, mas ter equilíbrio emocional, ser capaz de visualizar soluções até para os mais embaraçosos dos problemas, ser resiliente. Logo, não tem nada a ver com ignorância.

A boa convivência entre as pessoas passa pelo conjunto de boas maneiras, pela forma cordial com que as tratamos.

O dramaturgo William Shakespeare, afirma no texto “Menestrel” que com o tempo você “Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel”. O que fere não é o que você diz, mas como você fala. Não abra a baca para atirar facas, mas para lançar flores.

As relações humanas são desafios estudados desde que o homem entendeu que para preservar sua raça precisava se unir, formar grupos, famílias, formar comunidades. E então nasceram os conflitos. E séculos e séculos se passam, com as pessoas na luta para se aperfeiçoarem nas relações interpessoais.

Há quem diga que as pessoas não mudam. Isso é uma inverdade quando nos referimos a comportamentos. Nós, seres humanos conseguimos, com esforço, moldar nossos sentimentos, nossas reações, observando o que queremos ser e transformando situações negativas em positivas. Aprendemos também a conviver com o que notamos ser impossível mudar em nossa personalidade sem prejudicar os outros.

E ser bom é melhor do que praticar maldades, mentiras e desagregação. Construir boas relações eleva a pessoa e o espírito. É necessidade do ser humano levar a vida de forma mais leve, o que só é possível se as pessoas se permitirem viver desapegas à ignorância. Entenda que o mundo não gira em torno do seu umbigo, pare de se lamentar e comece a viver melhor.


Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...