terça-feira, 23 de junho de 2015

Mercado vê alta nos juros e na inflação

Economistas de instituições financeiras passaram a ver maior aperto monetário neste ano com a inflação praticamente em 9%, além de piorarem a projeção para a atividade após novos sinais de resistência da alta dos preços e de debilidade econômica.
A pesquisa Focus do Banco Central publicada ontem mostrou que os analistas consultados passaram a ver que a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,75%, será elevada em 0,50 ponto percentual na reunião de julho do Comitê de Política Monetária (Copom). Antes, a previsão era de alta de 0,25 ponto percentual.
O detalhamento da pesquisa mostra que depois disso não há expectativas de que a taxa básica de juros sofra mais alterações, encerrando 2015 a 14,25%, contra 14% previstos na pesquisa anterior. Para 2016, eles continuam a ver a Selic a 12% por cento no fim do ano.
Em relação à inflação, os especialistas consultados voltaram a revisar para cima, pela 10ª semana seguida, a projeção para a alta do IPCA ao fim deste ano, chegando a 8,97%, antes 8,79% na pesquisa anterior. Mas para o que ano que vem não mudou a perspectiva de que o IPCA encerrará a 5,50%.
As projeções estão acima da meta definida pelo governo, que estabelece o índice de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais. A expectativa para a contração do Produto Interno Bruto neste ano, por sua vez, passou a 1,45%, contra queda de 1,35% antes, na quinta piora seguida da projeção. (Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...