quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A tribuna e o vereador





Cada vereador tem mais do que o direito de fazer uso da tribuna da Câmara. É da tribuna que os parlamentares  declaram ao povo suas ações e prestam conta do mandato. 

Agora, esse espaço, precioso espaço, deve ser usado com muita inteligência. Um parlamentar deve se ater a um tema de cada vez, evitando o embaralhamento de informações. Isto o torna mais compreensível ao ouvinte.
A tribuna não é um local apenas para falar. É para se fazer ouvido.

Usar o tempo que lhe é determinado também é sinal de educação. Os apartes dos colegas devem ser aceitos, mas dentro do tempo que também é orientado. Quando esse tempo não é respeitado, ao invés de um aparte, o que se tem é um discurso paralelo. Isso tira o brilho do orador inscrito.

Seria interessante que os vereadores estabelecem um sistema de rodízio para usar a tribuna. A Câmara Municipal de Várzea Alegre tem treze vereadores. Imaginem o dia em que todos resolverem se inscrever para falar, somado aos discursos os apartes? Não teríamos uma reunião, teríamos um seminário. 

Acho até que poderiam ser realizadas duas sessões ordinárias por semana. Só assim daria para matar a sede dos que vivem de tribuna.

O Congresso Nacional tem 513 deputados. Já pensou se não houvessem regras para o uso da tribuna e todos decidissem usá-la num único dia?

Crédito da Foto: Can Stoc Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...