quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ONU premia software brasileiro que traduz mundo digital para surdos

São comuns os aplicativos na internet que fazem tradução entre diferentes idiomas. A novidade é uma ferramenta que transforma textos, imagens e arquivos de áudio em uma língua especial: sinais para surdos. O programa foi desenvolvido por três alagoanos e acaba de receber um importante prêmio.

O Mãos que Falam venceu o World Summit Award Mobile (WSA-Mobile), uma competição promovida pelas Nações Unidas. Hugo, o avatar que usa as mãos para conversar com os usuários, levou o prêmio da categoria Inclusão.

O personagem funciona como interface para traduzir conteúdos digitais, como mensagens de texto, em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. “Esta é a primeira língua que os surdos aprendem, só depois vem o português”, explica o Diretor Executivo do projeto, Ronaldo Tenório.

Segundo ele, ainda existe um percentual elevado de surdos que não entende bem português e que, por diferentes motivos, abandonou a escola sem uma alfabetização completa. O programa pretende facilitar a compreensão.

Fonte: Isto é

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...