terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Reurbanização do CRUZEIRO

Foto do Cruzeiro, na Rua Tomás de Aquino.
Batendo um papo com o meu amigo Evanildo, cidadão cedrense radicado nas terras de Papai Raimundo há 16 anos, falávamos dos monumentos de Várzea Alegre.

Depois tocarmos no assunto da secular capela do São Caetano, envolta em uma confusão com o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, por causa de mudanças feitas por cuidadores da igreja sem autorização do referido órgão, passamos a tratar do “CRUZEIRO”.

Evanildo foi vizinho do falecido Acelino Leandro, um dos homens mais inteligentes que já conheci. Sabia tanto da história de Várzea Alegre que era chamado por muitos de “enciclopédia viva”. Pois bem. Evanildo lembrou que seu Acelino contou que o Cruzeiro foi o primeiro monumento do município, ainda quando o local era conhecido pelo nome de Croatá, no século XVIII. O monumento teria sido erguido por catequistas, em sinal da passagem destes por estas terras.

Na atualidade, sem muita expressão e sufocado por construções residenciais, logicamente, num sinal de progresso do município, é bom lembrar que o cruzeiro é símbolo dos mais importantes para a história de Várzea Alegre, figurando na bandeira do município e foi cantado na música Contrastes de Várzea Alegre, escrita por Zé Clementino e interpretada por Luiz Gonzaga (Meu amigo eu sou da terra Que o cruzeiro é isolado...).

Vista da Lagoa a partir do Cruzeiro.




É bom saber que a lembrança do velho Cruzeiro não é uma preocupação apenas minha e do Evanildo. 


O arquiteto Rodrigo Rolim, um apaixonado por Várzea Alegre, fotografou o monumento e conseguiu enxergar um ponto especial: Ele disse que o Cruzeiro está construído em área privilegiada, com vistas para a lagoa e para a igreja matriz de São Raimundo Nonato.

É nossa sugestão aos governantes do município que reurbanizem o local e valorizem o Cruzeiro. Na verdade, se essa ação acontecer, teremos mais uma atração turístico-religiosa nas terras de Papai Raimundo.

2 comentários:

  1. Na verdade o monumento não foi erguido por seminaristas e sim por catequistas, é um marco da passagem das Missões Cateuistas pelo interior do estado.Isto no século XVIII, quando no local não havia habitação.
    Qaunto a localização privilegiada, é porque era sim mesmo, eles escolhiam o mehor local, um ponto alto, para erguer aquele marco.
    O cruzeiro não foi isolado por acaso, é porque dpois dele, mais de um séulo depois é que foi construída a primeira igreja de São Raimundo.

    ResponderExcluir

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...