sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Vinho é bom e faz bem à saude


Aprecio um bom vinho. Ótimo saber que faz bem à saúde. Vamos conhecer um pouco do processo de fabricação dessa deliciosa bebida? Leia o artigo do site Brasil Escola:

VINHO

O vinho é uma bebida alcoólica feita através da fermentação do sumo da uva. 

Para especialistas, a bebida surgiu por acaso, talvez por um pouco de uvas amassadas e esquecidas em um recipiente que, após um tempo, sofreram o efeito da fermentação. 

Basicamente, existem dois tipos de vinhos: branco e tinto. A diferenciação está nas frutas escolhidas para se obter a bebida e no processo utilizado. 

Na fabricação do vinho tinto são utilizadas uvas pretas ou tintas e é necessário o contato do sumo com a casca da uva para atribuir cor e sabor à bebida. Já na fabricação do vinho branco são utilizadas uvas brancas ou tintas, só que, nesse caso, a casca da uva não pode entrar em contato com a bebida.

O vinho possui uma grande importância religiosa e histórica. Um exemplo disso é o grande valor simbólico da bebida no Cristianismo, já que na Santa Ceia o vinho representava o sangue de Cristo. A bebida surgiu antes mesmo da escrita, tendo passado por diversas civilizações, como Egito e Grécia, por exemplo.

Além de ser uma bebida agradável, o vinho também é ótimo para a saúde. Pesquisas recentes afirmam que beber de um a dois cálices de vinho por dia reduz o risco de doenças cardíacas, causadoras do infarto, além de outras enfermidades. Isso se deve ao fato de que no vinho há a presença de polifenóis que possuem propriedades antioxidantes, diminuindo a atuação dos radicais livres que estão ligados a várias doenças, como câncer, estresse, envelhecimento, etc.

Fonte: http://www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...