segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Artistas homenageados


Pedro Sousa ganhou estátua em tamanho natural
A prefeitura de Várzea Alegre, no governo do ex-prefeito Zé Helder (2005 a 2008 e de 2008 a 2012), enalteceu grandes figuras artísticas de nossa terra.

O poeta Zé Clementino ganhou uma praça com o seu nome e um busto do artista foi colocado no centro da bonita praça, que está localizada em frente ao Hotel Municipal.

O escritor Padre Antônio Vieira, tem uma estátua na entrada da cidade, figurando ao lado do jumento, animal do qual foi ferrenho defensor.

Outro artista da música, o sanfoneiro Chico de Amadeu, também foi homenageado. A praça que leva o nome dele fica em frente ao Centro Social Urbano (CSU). Aliás, era no CSU, nos tradicionais forrós de São Pedro, que Chico de Amadeu animava o povo de Várzea Alegre e muitos da região que vinham à cidade pra dançar forró.

Mas, se Zé Clementino, Padre Vieira e Chico de Amadeu foram homenageados, outro nome da música não poderia ficar de fora desse gesto reconhecedor daquele governo. Estou falando do sanfoneiro tocador de oito baixos, Pedro Sousa.

A praça, construída no contorno do Terminal Rodoviário Dr. José Iran Costa, recebe o nome do músico e conta com uma estátua sua em tamanho natural.

Entendo todas essas homenagens como reconhecimento ao talento desses artistas. Eles, com arte e maestria, divulgaram Várzea Alegre e a sua gente. Um gesto justo. Muito Justo. Justíssimo.


No Blog do Sanharol, encontrei a biografia de Pedro Sousa, postada pelo radialista Claudio Sousa.

Pedro Bezerra de Sousa, nascido em 03 de Fevereiro de 1939, no sítio Roçado de Dentro, município de Várzea Alegre, estado do Ceará. Filho de Antonio Sousa Rego e Leolina Alves bezerra. Agricultor casou-se em 1961, com a Srª Liêda Vieira de Sousa, filha de Joaquim Vieira Costa e Maria Vieira. Do seu casamento nasceram 06 filhos: Raimundo Nonato Vieira de Sousa, Joaquim Vieira Neto, Ermelinda Vieira de Sousa, Antonio Roberto Vieira de Sousa, Francisco Fernando Vieira de Sousa e Pedro bezerra de Sousa Júnior, que lhes deram 15 netos: Lucas, Felipe, Arthur, Larissa, Pedro Francisco, Lívia Maria, Thiago, Leonardo , Jéssica, Joyce, Thuiane, Matheus, Breno, Mariana, e Pedro Augusto.

Ainda muito jovem evidenciava as tendência artísticas inspiradas no seu genitor, o Poeta Antonio Sousa. O pífano foi o primeiro instrumento tocado pelo relevante musico que logo em seguida dominava quase todos os instrumentos que ele chegara a conhecer. Quer sejam esses de corda, de sopro, percussão ou teclado, tendo dominado totalmente o instrumento que era o seu Xodó o fole de oito baixos. Tendo certa vez em uma Gincana na escola Dr. Pedro Sátiro, antiga Presidente Castelo. Executado fluentemente bem nada maia nada menos que 32 instrumentos musicais.

A sua primeira grande festa foi realizada no sitio Roçado de Dentro lugar onde nascera. Tendo por um bom período feito inúmeras apresentações em fortaleza, chegando a apresentar-se também em São Paulo.

Pedro Bezerra de Sousa, foi sem dúvidas, um dos maiores nomes da musica varzealegrense, aparecendo no cenário regional, apresentando-se e também pelas suas composições gravadas por outros artistas, tais como César do acordeom, Chico de Teresa, Nonato Luiz, Luizinho Calixto, dentre outros. Sua obra consta de no mínimo 50 composições.

Gravou no ano de 1967 o compacto castigando os oito baixos, em 1986 o LP Forró Bonito e por ultimo em 1997, o CD Isso é que é forró, tendo para este ultimo recebido o apoio institucional do governo do Estado através da Lei nº 12,464. Lei de incentivo a cultura. Os demais trabalhos foram realizados de forma independente.

Foi jurado e também atração em vários festivais culturais em nosso município e cidades vizinhas. Foi também locutor na Radio Cultura de Várzea Alegre, apresentando o programa forró no varandão.
Faleceu a 17 de setembro de 2000, deixando o seu nome marcado na historia e uma grande lacuna na cultura deVárzea Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...