quarta-feira, 6 de março de 2013

Carnaval e renda


A cidade de Várzea Alegre, mesmo a contragosto de alguns, realizou em 2013 um grande carnaval. A decisão do governo Vanderlei de assumir o desafio de promover o evento, mesmo quando várias prefeituras foram impedidas de realizar a festa por conta da seca, foi acertada. Primeiro pela tradição e segundo pela força financeira do evento que atraiu grande número de turistas da região. Estima-se em R$ 1,5 milhão circulando na economia do município. Isso pode ser comprovado em artigo escrito para o Jornal Dário do Nordeste pelo ministro do Turismo Gastão Vieira.

A conta do samba

Em quatro dias de folia, o Ceará movimentou 130 mil turistas, que desembolsaram R$ 119,7 milhões. Essa circulação, verificada pelo Ministério do Turismo em levantamento preliminar sobre o Carnaval de 2013, corrobora fato cada vez mais evidente: a solução para o Brasil fazer frente à crise econômica mundial, gerar emprego e renda e continuar sustentando seu crescimento passa, necessariamente, pelo desenvolvimento da atividade turística. 

No Brasil, esse período de festas mobilizou 6,2 milhões de turistas e R$ 5,7 bilhões em receitas geradas. Considerando o trabalho necessário para a preparação das festas e a recepção dos visitantes por parte tanto do setor público quanto do privado, podemos afirmar que o Carnaval brasileiro já derrubou a velha máxima de que, por aqui, o ano só começa depois de encerrada a folia. Pois tenham a certeza: o Brasil não descansa em sua tarefa de satisfazer o turista.

Trata-se de uma cadeia produtiva que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto e 2,9 milhões de empregos. E que deve à festa mais popular do Brasil aproximadamente 5% de seu faturamento. O levantamento do Ministério do Turismo mostra que os turistas se distribuem de maneira relativamente uniforme pelos dos sete estados que mais atraem foliões, e considera um gasto médio de R$ 920,86, com transporte e hospedagem pelos quatro dias. A exuberância dos números equivale à do próprio Carnaval. Mas é apenas um indício do potencial que abriga o setor de turismo no Brasil. Estamos trabalhando para elevar a competitividade internacional do país em diversas frentes.

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