segunda-feira, 11 de março de 2013

Um grande homem


Pelas minhas andanças na cidade de Cedro, conheci uma pessoa fantástica: o vereador Antônio Ferreira da Silva, ou simplesmente Bindá. Aos 93 anos, Bindá faleceu na última sexta-feira, 08 de março, em consequência de uma parada cardíaca. Homem simples e da roça, Bindá construiu uma história de sucesso. Nos irmanamos aos cedrenses nesse momento de perda.

HISTÓRIA

Antônio Ferreira da Silva casou com Maria Dalva Nazaré da Silva (Dona Dalvinha), que foi vereadora de Cedro na legislatura de 1977/1982 e faleceu no ano de 2006. Com Dona Dalvinha, Bindá tinha um filho: Antônio Nilton Ferreira, que faleceu no ano de 1985.

Viúvo, em 2010, Bindá casou com Francisca Dantas de Oliveira.
Bindá trabalhou como agricultor no sítio Taquari, município de Cedro, onde morava. Em 1935 se mudou para a cidade onde montou uma barbearia. Bem aceito na comunidade,  deixou a profissão de barbeiro, montou um comércio e foi bem sucedido. Atualmente ele era considerado um dos empresários mais bem sucedidos na região, atuando no ramo comercial e como agropecuarista.
Com o sucesso nos negócios e com livre circulação na sociedade cedrense, Bindá entrou para a política no de 1958, exercendo o seu primeiro mandato de vereador. Com aprovação popular, Bindá ocupou cadeira na Câmara Municipal por cinco mandatos. Ele tinha forte influência política em Cedro, razão pela qual quando não era ele o candidato a vereador, aquele que recebia o seu apoio era eleito. Foi assim com sua esposa Dona Dalvinha e com os demais familiares – Valquirio Clementino, Expedito Alves Costa, Titico Clementino, Udário Vieira, Joãozinho de Titico, e por último, Dr. Juceza Teixeira.

O último mandato de Bindá foi de 2008 a 2012, quando ocupou a cadeira de vice-presidente da Câmara, que tinha como presidente o vereador Dr. Gildásio. No seu último mandato, Bindá ficou conhecido como o vereador mais velho do Brasil em atividade.
Para o ex-vereador Dr. Gildásio, Bindá era um homem simples e que gostava de servir ao povo.

Bindá não fez sucesso apenas como vereador. De 1977 a 1982, foi vice-prefeito de Cedro, eleito na chapa do então prefeito Dr. Antônio Bitu dos Santos, tendo assumido o cargo de prefeito por um mês na ausência do titular por motivo de licença.

Além da população de Cedro que está enlutada, estão de sentimento profundo pelo seu falecimento a esposa do ex-vereador, Francisca Dantas, e Taissim Ferreira, único neto do empresário, filho de Antônio Nilton Ferreira e demais familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...