Conhecida de longa data dos usuários das redes sociais,
“#EtaPresidentaMaravilhosa” adquire agora uma faceta acadêmica: o perfil fake
da presidente da República, Dilma Bolada, virou objeto de uma monografia em
Comunicação Social na UnB (Universidade de Brasília).
Formanda em Publicidade e Propaganda, Tássia Rodrigues
Gadelha resolveu utilizar a metodologia científica da academia para investigar
melhor o fenômeno que já acumulou 240 mil seguidores no Facebook e diversos
prêmios distribuídos aos melhores perfis da internet. Nas 118 páginas do
trabalho de conclusão de curso, a estudante faz uma análise sociocultural do
perfil e das relações entre identidade e mídias sociais.
São quatro os capítulos do trabalho. Primeiro, Tássia
apresenta a personagem como um player humorístico da internet. Ou seja, a
paródia se materializa quando, ao longo das postagens, Dilma Bolada reforças marcas
atribuídas a Dilma Rousseff pela própria sociedade: força e austeridade são
algumas das mencionadas no trabalho. Em seguida, a estudante forma uma base
teórica para mapear a internet como um espaço de trocas e construções
simbólicas — justamente o cenário em que se insere a personagem. No terceiro
capítulo, a campanha presidencial de 2010 é retomada para buscar uma
compreensão melhor do papel das mídias sociais no processo político. Por fim,
Tássia traz, em tabelas, as principais hastags e frases usadas no perfil, e
qual a intenção.
No arcabouço teórico, Dilma Bolada vira ponto de partida
para a aplicação de conceitos do campo da comunicação, como interacionismo
simbólico e CMC (Comunicação Mediada por Computador), por exemplo. Entre os
autores utilizados, estão importantes pensadores que estudam aspectos culturais
e a tensão entre modernidade e pós-modernidade. O antropólogo Stuart Hall, além
de Lúcia Santaella, Pierre Lévy e André Lemos.
Nas considerações finais, a estudante defende que, em alguns
momentos, o perfil fake acaba, a despeito da intenção humorística, tornando-se
de fato a representação da presidente Rousseff nas mídias sociais. Muitos
internautas, inclusive, fazem confusão e acreditam estar se comunicando com a
presidente em pessoa — seja por consequência da falta de um ensino digital de
qualidade ou da ausência de um canal oficial do Palácio do Planalto no
Facebook.
Para a estudante, o episódio do incêndio em Santa Maria
serve para demonstrar o caráter relevante que a página adquiriu nas redes
sociais. No dia da tragédia, 27 de janeiro, o administrador do perfil optou por
deixar o humor em segundo plano e não fazer nenhuma brincadeira na internet —
ao contrário de outras páginas de humor da web. O criador da página, Jeferson
Monteiro, preferiu reproduzir na íntegra o comunicado oficial emitido pela
presidente Dilma Rousseff. O resultado foi viral: a publicação foi
"curtida" por mais de 16 mil pessoas e teve 6 mil compartilhamentos.
Entre as centenas de comentários, muitos seguidores elogiaram a postura sóbria
do humorista: "mais um sinal de sua inteligência, meu caro. Soube fazer
jus a um momento de tristeza nacional", disse um deles.
"Neste momento, em que Dilma Bolada toma para si as
palavras de Dilma Rousseff, ela se torna, de fato, a representação da
Presidente da República nas mídias sociais", conclui Tássia.
Fonte: Revista Samuel, via UOL
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