sábado, 23 de março de 2013

Perfil fake de Dilma faz sucesso na internet


Conhecida de longa data dos usuários das redes sociais, “#EtaPresidentaMaravilhosa” adquire agora uma faceta acadêmica: o perfil fake da presidente da República, Dilma Bolada, virou objeto de uma monografia em Comunicação Social na UnB (Universidade de Brasília).


Formanda em Publicidade e Propaganda, Tássia Rodrigues Gadelha resolveu utilizar a metodologia científica da academia para investigar melhor o fenômeno que já acumulou 240 mil seguidores no Facebook e diversos prêmios distribuídos aos melhores perfis da internet. Nas 118 páginas do trabalho de conclusão de curso, a estudante faz uma análise sociocultural do perfil e das relações entre identidade e mídias sociais. 

São quatro os capítulos do trabalho. Primeiro, Tássia apresenta a personagem como um player humorístico da internet. Ou seja, a paródia se materializa quando, ao longo das postagens, Dilma Bolada reforças marcas atribuídas a Dilma Rousseff pela própria sociedade: força e austeridade são algumas das mencionadas no trabalho. Em seguida, a estudante forma uma base teórica para mapear a internet como um espaço de trocas e construções simbólicas — justamente o cenário em que se insere a personagem. No terceiro capítulo, a campanha presidencial de 2010 é retomada para buscar uma compreensão melhor do papel das mídias sociais no processo político. Por fim, Tássia traz, em tabelas, as principais hastags e frases usadas no perfil, e qual a intenção.

No arcabouço teórico, Dilma Bolada vira ponto de partida para a aplicação de conceitos do campo da comunicação, como interacionismo simbólico e CMC (Comunicação Mediada por Computador), por exemplo. Entre os autores utilizados, estão importantes pensadores que estudam aspectos culturais e a tensão entre modernidade e pós-modernidade. O antropólogo Stuart Hall, além de Lúcia Santaella, Pierre Lévy e André Lemos.



Nas considerações finais, a estudante defende que, em alguns momentos, o perfil fake acaba, a despeito da intenção humorística, tornando-se de fato a representação da presidente Rousseff nas mídias sociais. Muitos internautas, inclusive, fazem confusão e acreditam estar se comunicando com a presidente em pessoa — seja por consequência da falta de um ensino digital de qualidade ou da ausência de um canal oficial do Palácio do Planalto no Facebook.

Para a estudante, o episódio do incêndio em Santa Maria serve para demonstrar o caráter relevante que a página adquiriu nas redes sociais. No dia da tragédia, 27 de janeiro, o administrador do perfil optou por deixar o humor em segundo plano e não fazer nenhuma brincadeira na internet — ao contrário de outras páginas de humor da web. O criador da página, Jeferson Monteiro, preferiu reproduzir na íntegra o comunicado oficial emitido pela presidente Dilma Rousseff. O resultado foi viral: a publicação foi "curtida" por mais de 16 mil pessoas e teve 6 mil compartilhamentos. Entre as centenas de comentários, muitos seguidores elogiaram a postura sóbria do humorista: "mais um sinal de sua inteligência, meu caro. Soube fazer jus a um momento de tristeza nacional", disse um deles.

"Neste momento, em que Dilma Bolada toma para si as palavras de Dilma Rousseff, ela se torna, de fato, a representação da Presidente da República nas mídias sociais", conclui Tássia.

Fonte: Revista Samuel, via UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...