quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ceará é o 14º do País em acesso à internet fixa

Brasília/Fortaleza. Concentrando 2,4% dos acessos a banda larga fixa no País, o Ceará ocupa a 14ª posição, entre os estados brasileiros, quanto ao número de conexões para cada 100 domicílios. Conforme levantamento realizado em março último pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 21,69% dos domicílios cearenses tinham acesso à banda larga naquele mês. Já a média nacional para o período foi de 36,97%. Ao todo, 24,43 milhões de residências em todo País estão conectadas.
O estudo feito pela agência revela a disparidade entre as regiões quanto ao acesso à internet. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste os indicadores ficaram acima da média, com, respectivamente, 50,4%, 42,5% e 38,4% das casas conectadas. No Nordeste e Norte a conexão só está disponível em 17% e 15,71% dos domicílios, nesta ordem.
Entre estados
O contraste se acentua na comparação entre as unidades federativas. No Distrito Federal, 65,5% das casas têm internet; em São Paulo, 61,6%; no Rio, 46,6%. Ao mesmo tempo, no Pará são 11,4%; no Amapá, 10,3%; e no Maranhão, apenas 9,8%.
"Os números refletem a desigualdade regional. Essa desigualdade e, principalmente, o processo mais competitivo (entre as empresas do setor) nas regiões mais industrializadas, digamos assim, acarreta esse desequilíbrio que também é observado em outros indicadores", afirma o presidente da Anatel, João Rezende. De acordo com o presidente, o elevado preço dos serviços ainda é o que afasta parte da população do mundo digital.
"Temos que ter consciência que precisamos alterar volume de tributos sobre setor de telecom, que é fundamental para a nossa inclusão digital. O esforço que tem de ser federal e também estadual", comentou Rezende.
O apelo para uma menor carga tributária no setor chegou a ser feito também pelo ministro Ricardo Berzoini (Comunicações), na última terça-feira (12). O problema, segundo ele, está principalmente na esfera estadual. Berzoini disse que o governo vem trabalhando para reduzir as diferenças regionais, mas esbarra na cobrança de ICMS, que chega a representar 40% da conta em alguns estados.
Evolução
Dados do Ministério das Comunicações mostram que o crescimento da internet fixa no Norte foi de 126% entre 2010 e 2014, o maior verificado no País. Já o crescimento no Nordeste foi de 107%. Na Região, o Ceará possui a segunda maior proporção de domicílios conectados, ficando atrás do Rio Grande do Norte, onde o índice é de 22,47%.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...