O assunto hoje é promoção. Quais
caminhos você utiliza para realizar as promoções do seu comércio? Muita gente
se perde e acaba na mesmice. O comum tende a ser esquecido, então uma promoção
deve ser exaustivamente pensada para que seja criativa e atraente.
O primordial para a realização de
uma campanha promocional de sucesso passa pelo seu planejamento.
Se a promoção é relativa a um
produto novo que chegou a sua loja, os cuidados com a apresentação desse
produto ao público cobra do lojista empenho para que os seus colaboradores
conheçam muito bem o novo artigo, de forma que possam o apresentar aos clientes
satisfatoriamente, atraindo não apenas a atenção, mas transformando a atenção
em desejo pelo produto e em vendas. Isso exige treinamento da equipe. Quando não é possível
entender o funcionamento do produto e suas qualidades apenas pelo manual do
fabricante, não custa nada pedir uma mãozinha ao seu fornecedor, pois, assim
como você, certamente o fornecedor tem interesse que o produto seja um sucesso
de vendas.
E se a sua loja tem em projeto
realizar uma liquidação, a etapa do planejamento é indispensável. Para esse tipo
de promoção, faça uma análise dos itens que serão integrantes da liquidação.
Analise quanto tempo determinado produto está sem girar em sua loja. Produto
encalhado é dinheiro parado. Avalie, pois se o produto tem muito tempo sem
saída é hora de ir para a liquidação, e dependendo desse tempo parado, pode até
ser exposto com preço abaixo do custo que não representará prejuízo.
Estude de forma cuidadosa os
preços dos produtos da linha de promoção e de liquidação para não perder
dinheiro. Para isso é necessário conhecer bem o estoque e o estado dos seus
produtos. Neste caso, alguns itens, como já citamos, poderão ser expostos com preços abaixo de custo, enquanto outros com descontos especiais.
Seja sincero com os clientes.
Caso o produto apresente avarias, mesmo as mais simples, fale para o seu
cliente, explique que não afetará o funcionamento do produto e alerte que, por
tal problema o produto está mais barato na liquidação. Entenda que ninguém
gosta de ser enganado. Se você não falar das condições dos produtos, quando
chegar em casa, mais cedo ou mais tarde, o cliente perceberá o defeito e poderá
fazer uma péssima propaganda do seu negócio.
Não faça promoção por fazer. Não
corra o risco de perder a credibilidade das promoções que sua loja faz. O que
deve ser apresentado aos clientes deve corresponder com a realidade da
promoção, seja no preço, no prazo, no brinde, etc. Entenda a promoção como um fator
que aumentará o fluxo de clientes, e logicamente, de dinheiro no caixa de sua
empresa. Então, respeite as regras da promoção: Cumpra todos os itens.
Saiba que os clientes buscam as
promoções, as liquidações por suas vantagens, mas que estes estão atentos,
analisando se os preços dos produtos anunciados estão realmente nas condições
de promoção. Caso notem certo engodo, não compram. Imagine pegar um panfleto de
uma promoção e notar que não há diferença de preços dos produtos que no mês passado
estavam com preço normal e entra na promoção com o mesmo preço? Não dá, né? Não é promoção, é golpe.
Os produtos em promoção devem ser
destacados no ambiente das lojas, de forma que o cliente facilite sua
identificação. Uma etiqueta de preço diferenciada é uma boa dica para dar
visibilidade aos produtos promocionais.
Se a promoção é em uma data
especial, como o dia das mães, aniversário da loja, tenha o cuidado de preparar
a loja toda para que entre no clima da promoção. Decore a loja, use camisetas
da promoção. Faça com que os clientes percebam a diferença do funcionamento da
loja entre os dias normais e os dias de promoção. Use a criatividade.
Divulgue suas promoções nos mais
diversificados meios de comunicação e não esqueça das redes sociais, que hoje
são ferramentas poderosas na conquista de clientes.
Capriche no atendimento. Um bom
atendimento pode fidelizar clientes e esse é o grande desejo de todas as lojas
e empresas, manter clientes fiéis.
Importante!
A pesquisa Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães
apontou uma previsão de gastos para o período da data comemorativa de 2,33%
superior à de 2014.
Buscando garantir o melhor preço para o presente das mães, 53,8% dos
consumidores vão em busca de promoções, enquanto 42,8% vão pesquisar preços.
Além disso, o consumidor também pretende obter mais descontos e evitar dívidas,
por isso, 63,3% disseram que vão pagar os presentes à vista, contra 39,7% no
cartão.
Aproveite o resultado dessa pesquisa, que pode refletir também o comportamento do consumidor em outras cidade e não apenas em Fortaleza.
Aproveite o resultado dessa pesquisa, que pode refletir também o comportamento do consumidor em outras cidade e não apenas em Fortaleza.
Um abraço.
Marcos Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário