sexta-feira, 8 de maio de 2015

Não dê golpe. Faça promoção.

O assunto hoje é promoção. Quais caminhos você utiliza para realizar as promoções do seu comércio? Muita gente se perde e acaba na mesmice. O comum tende a ser esquecido, então uma promoção deve ser exaustivamente pensada para que seja criativa e atraente.

O primordial para a realização de uma campanha promocional de sucesso passa pelo seu planejamento.

Se a promoção é relativa a um produto novo que chegou a sua loja, os cuidados com a apresentação desse produto ao público cobra do lojista empenho para que os seus colaboradores conheçam muito bem o novo artigo, de forma que possam o apresentar aos clientes satisfatoriamente, atraindo não apenas a atenção, mas transformando a atenção em desejo pelo produto e em vendas. Isso exige treinamento da equipe. Quando não é possível entender o funcionamento do produto e suas qualidades apenas pelo manual do fabricante, não custa nada pedir uma mãozinha ao seu fornecedor, pois, assim como você, certamente o fornecedor tem interesse que o produto seja um sucesso de vendas.

E se a sua loja tem em projeto realizar uma liquidação, a etapa do planejamento é indispensável. Para esse tipo de promoção, faça uma análise dos itens que serão integrantes da liquidação. Analise quanto tempo determinado produto está sem girar em sua loja. Produto encalhado é dinheiro parado. Avalie, pois se o produto tem muito tempo sem saída é hora de ir para a liquidação, e dependendo desse tempo parado, pode até ser exposto com preço abaixo do custo que não representará prejuízo.

Estude de forma cuidadosa os preços dos produtos da linha de promoção e de liquidação para não perder dinheiro. Para isso é necessário conhecer bem o estoque e o estado dos seus produtos. Neste caso, alguns itens, como já citamos, poderão ser expostos com preços abaixo de custo, enquanto outros com descontos especiais.

Seja sincero com os clientes. Caso o produto apresente avarias, mesmo as mais simples, fale para o seu cliente, explique que não afetará o funcionamento do produto e alerte que, por tal problema o produto está mais barato na liquidação. Entenda que ninguém gosta de ser enganado. Se você não falar das condições dos produtos, quando chegar em casa, mais cedo ou mais tarde, o cliente perceberá o defeito e poderá fazer uma péssima propaganda do seu negócio.

Não faça promoção por fazer. Não corra o risco de perder a credibilidade das promoções que sua loja faz. O que deve ser apresentado aos clientes deve corresponder com a realidade da promoção, seja no preço, no prazo, no brinde, etc. Entenda a promoção como um fator que aumentará o fluxo de clientes, e logicamente, de dinheiro no caixa de sua empresa. Então, respeite as regras da promoção: Cumpra todos os itens.

Saiba que os clientes buscam as promoções, as liquidações por suas vantagens, mas que estes estão atentos, analisando se os preços dos produtos anunciados estão realmente nas condições de promoção. Caso notem certo engodo, não compram. Imagine pegar um panfleto de uma promoção e notar que não há diferença de preços dos produtos que no mês passado estavam com preço normal e entra na promoção com o mesmo preço? Não dá, né? Não é promoção, é golpe.

Os produtos em promoção devem ser destacados no ambiente das lojas, de forma que o cliente facilite sua identificação. Uma etiqueta de preço diferenciada é uma boa dica para dar visibilidade aos produtos promocionais.

Se a promoção é em uma data especial, como o dia das mães, aniversário da loja, tenha o cuidado de preparar a loja toda para que entre no clima da promoção. Decore a loja, use camisetas da promoção. Faça com que os clientes percebam a diferença do funcionamento da loja entre os dias normais e os dias de promoção. Use a criatividade.

Divulgue suas promoções nos mais diversificados meios de comunicação e não esqueça das redes sociais, que hoje são ferramentas poderosas na conquista de clientes.

Capriche no atendimento. Um bom atendimento pode fidelizar clientes e esse é o grande desejo de todas as lojas e empresas, manter clientes fiéis.

Importante!

A pesquisa Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães apontou uma previsão de gastos para o período da data comemorativa de 2,33% superior à de 2014.
Buscando garantir o melhor preço para o presente das mães, 53,8% dos consumidores vão em busca de promoções, enquanto 42,8% vão pesquisar preços. Além disso, o consumidor também pretende obter mais descontos e evitar dívidas, por isso, 63,3% disseram que vão pagar os presentes à vista, contra 39,7% no cartão.

Aproveite o resultado dessa pesquisa, que pode refletir também o comportamento do consumidor em outras cidade e não apenas em Fortaleza.

Um abraço.

Marcos Filho



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