sexta-feira, 15 de maio de 2015

Evite conflitos na equipe e ganhe resultados

Olá, gente! Vamos ao nosso artigo da semana. O nosso assunto de hoje é destacadamente um dos mais importantes para a sobrevivência das empresas: A relação patrão e colaboradores e entre colaboradores.

Por mais que sejam receitadas fórmulas, sempre haverá novas conceituações para essa relação, nem sempre amistosa.

É muito comum ouvirmos de colaboradores que saíram de determinadas empresas porque se sentiam perseguidos pelos patrões, pelos gerentes ou mesmo por conflitos de relação com outros companheiros de trabalho.

Do outro lado, não é menor o número de patrões que se queixam da ineficiência de seus colaboradores. É dessa relação conflituosa que se estabelece uma guerra, e acreditem, com resultados péssimos para os negócios.

E não adianta alimentar fantasias com relação a esse medir de forças dentro das empresas. Por mais perfeita que sua equipe seja, um dia, em alguma situação, você notará algo azedo na turma.

Seja do gerente para com o vendedor, ou do vendedor com alguém da limpeza ou entre tantos outros colaboradores que sua empresa tenha.

E lamento dizer, não há solução para esse tipo de problema. Mas, não se apavore. Isso é como aquelas doenças que não têm cura, mas têm controle.

Ao constatar na sua empresa a existência de conflito, não adie a tomada de providências. Esclareça os fatos. Identifique, sem alardes, quem é realmente a causa do conflito. O ideal é chamar as partes para uma boa conversa.

Os casos de conflitos de equipe, quando não resolvidos de forma urgente e adequada, são atrasos para os negócios.

Pensem na seguinte situação: É semana de promoção. Tudo foi planejado nos mínimos detalhes. A loja está linda, mas o gerente de vendas Zé, não está nada bem com o vendedor João. O João precisa de uma informação sobre determinada venda que apenas o Zé tem, mas não irá ao Zé, porque no dia anterior, a relação entre os dois azedou.

Os demais colaboradores notam o clima ruim entre o Zé e o João. Por essa situação conflituosa, os problemas aumentam. O que tinha tudo para ser uma grande promoção, começa a andar para trás. Cai o clima de animação. Os clientes também são contagiados pelo clima pesado e não encontram o encantamento que só uma equipe em perfeita harmonia poderia gerar para uma promoção bem sucedida. O resultado pode ser o fracasso total do evento promocional.

Não perca seu tempo e muito menos o seu dinheiro. Seja um empresário ativo, um gerente atuante. Busque mediar o conflito antes que ultrapasse as portas de sua empresa e ganhe as ruas. Garanta o sucesso dos seus negócios com uma equipe capacitada, onde cada pessoa saiba qual realmente é o seu papel dentro da empresa.

Note que grande parte dos conflitos entre os seus colaboradores estão na questão hierárquica das empresas. A relação interpessoal com intensa interação entre os colaboradores é essencial, mas desde que cada um saiba respeitar os espaços.

Às vezes, por ser um empresário ou gerente afeito a certas brincadeiras, de comportamento mais descontraído, o colaborador já pensa que é tão íntimo que começa a exigir certas regalias. Podemos citar como exemplos nestes casos, o colaborador pedir para sair mais cedo ou chegar atrasado sem que para isso tenho motivo justificado.

A interação deve existir sempre. A amizade também. É uma forma de manter a equipe alinhada, mas, desde que todos estejam conscientes dos seus devidos papéis dentro da empresa.

Os empresários e gerentes devem se reservarem ao papel, não autoritário, mas de autoridade e moral, inspirando confiança, cordialidade e alinhamento com a equipe. Respeite o seu colaborador e se permita ao respeito.

Evite na sua empresa uma equipe de conflitos e tenha uma equipe de compromisso. Isso sim, dá resultados.

Valeu pessoal. Até breve!

Marcos Filho.

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