Olá, gente! Vamos ao nosso artigo da semana. O nosso assunto
de hoje é destacadamente um dos mais importantes para a sobrevivência das
empresas: A relação patrão e colaboradores e entre colaboradores.
Por mais que sejam receitadas fórmulas, sempre haverá novas
conceituações para essa relação, nem sempre amistosa.
É muito comum ouvirmos de colaboradores que saíram de
determinadas empresas porque se sentiam perseguidos pelos patrões, pelos
gerentes ou mesmo por conflitos de relação com outros companheiros de trabalho.
Do outro lado, não é menor o número de patrões que se queixam
da ineficiência de seus colaboradores. É dessa relação conflituosa que se
estabelece uma guerra, e acreditem, com resultados péssimos para os negócios.
E não adianta alimentar fantasias com relação a esse medir de
forças dentro das empresas. Por mais perfeita que sua equipe seja, um dia, em
alguma situação, você notará algo azedo na turma.
Seja do gerente para com o vendedor, ou do vendedor com
alguém da limpeza ou entre tantos outros colaboradores que sua empresa tenha.
E lamento dizer, não há solução para esse tipo de problema.
Mas, não se apavore. Isso é como aquelas doenças que não têm cura, mas têm
controle.
Ao constatar na sua empresa a existência de conflito, não
adie a tomada de providências. Esclareça os fatos. Identifique, sem alardes,
quem é realmente a causa do conflito. O ideal é chamar as partes para uma boa
conversa.
Os casos de conflitos de equipe, quando não resolvidos de
forma urgente e adequada, são atrasos para os negócios.
Pensem na seguinte situação: É semana de promoção. Tudo foi planejado
nos mínimos detalhes. A loja está linda, mas o gerente de vendas Zé, não está
nada bem com o vendedor João. O João precisa de uma informação sobre
determinada venda que apenas o Zé tem, mas não irá ao Zé, porque no dia
anterior, a relação entre os dois azedou.
Os demais colaboradores notam o clima ruim entre o Zé e o
João. Por essa situação conflituosa, os problemas aumentam. O que tinha tudo
para ser uma grande promoção, começa a andar para trás. Cai o clima de
animação. Os clientes também são contagiados pelo clima pesado e não encontram
o encantamento que só uma equipe em perfeita harmonia poderia gerar para uma
promoção bem sucedida. O resultado pode ser o fracasso total do evento
promocional.
Não perca seu tempo e muito menos o seu dinheiro. Seja um empresário
ativo, um gerente atuante. Busque mediar o conflito antes que ultrapasse as
portas de sua empresa e ganhe as ruas. Garanta o sucesso dos seus negócios com
uma equipe capacitada, onde cada pessoa saiba qual realmente é o seu papel
dentro da empresa.
Note que grande parte dos conflitos entre os seus
colaboradores estão na questão hierárquica das empresas. A relação interpessoal
com intensa interação entre os colaboradores é essencial, mas desde que cada um
saiba respeitar os espaços.
Às vezes, por ser um empresário ou gerente afeito a certas
brincadeiras, de comportamento mais descontraído, o colaborador já pensa que é
tão íntimo que começa a exigir certas regalias. Podemos citar como exemplos
nestes casos, o colaborador pedir para sair mais cedo ou chegar atrasado sem
que para isso tenho motivo justificado.
A interação deve existir sempre. A amizade também. É uma
forma de manter a equipe alinhada, mas, desde que todos estejam conscientes dos
seus devidos papéis dentro da empresa.
Os empresários e gerentes devem se reservarem ao papel, não
autoritário, mas de autoridade e moral, inspirando confiança, cordialidade e
alinhamento com a equipe. Respeite o seu colaborador e se permita ao respeito.
Evite na sua empresa uma equipe de conflitos e tenha uma
equipe de compromisso. Isso sim, dá resultados.
Valeu pessoal. Até breve!
Marcos Filho.
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