quinta-feira, 23 de abril de 2015

3 dicas para negociar suas dívidas

De acordo com pesquisa do SPC Brasil, oito em cada dez pessoas afirmaram terem sido cobrados pelos credores em decorrência de dívidas. Porém, segundo a economista-chefe da instituição, Marcela Kawauti, é importante que a iniciativa de tentar negociar a dívida também parta do consumidor. "Mas antes deve existir um planejamento para saber quais dívidas são mais importantes pagar primeiro e aí então negociar com a empresa credora", diz.
"Antes de tudo o consumidor tem que conhecer a fundo os próprios gastos e sua renda para saber quanto pode disponibilizar para o pagamento do total da dívida ou das parcelas mensais", elucida Kawauti.
Confira algumas dicas da economista para uma boa negociação:

Tentar portabilidade

É bom tentar uma portabilidade da dívida, considerando taxas de juros mais baixas. "As taxas do cartão de crédito (média de 260% ao ano) e do cheque especial (média de 158% ao ano) são muito altas e é possível trocar essas dívidas por um empréstimo pessoal. Mas é importante estar atento às parcelas do empréstimo e honrar o pagamento delas - 48% das pessoas que renegociaram as dívidas estão com as parcelas atrasadas", comenta a especialista.
Poupar dinheiro
Reservar uma parte da renda para a administração de suas dívidas é vital, e caso não haja renda, vender bens como automóveis e eletrônicos para usar o dinheiro pode ser preciso. "O consumidor deve ir à negociação já com uma reserva financeira para pagar, independente de como será a negociação. Muitas vezes o credor aceita uma ótima negociação, mas com início imediato, e o consumidor perde a oportunidade por não ter se planejado anteriormente", diz Kawauti.

Não ter vergonha

Não tenha medo ou vergonha do gerente do banco ou do responsável pela cobrança. "Segundo os dados da pesquisa, menos de 20% das pessoas que renegociaram a dívida fizeram contraproposta aos credores", explicou ela. O consumidor deve ser firme e conversar com o credor o quanto antes. Mesmo que o problema seja muito antigo, vale a pena negociar com o gerente ou empresa credora para conseguir descontos e menores taxas de juros. O banco sempre tem interesse em negociar, por isso é importante não desistir e ir atrás.
Fonte: Administrador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...