terça-feira, 14 de abril de 2015

Como se destacar em tempos difíceis

O fantasma da demissão anda rondando boa parte dos escritórios ultimamente. O que é bastante natural diante do atual cenário de desafios econômicos. Em ocasiões como essa, as organizações reavaliam diariamente seus processos e entregas. A palavra de ordem é otimização” - de recursos e da gestão em si. Quando os profissionais me perguntam o que devem fazer em cenários como esse, respondo: use toda a sua energia para se destacar e se tornar imprescindível.

A melhor maneira de se sobressair é entregar resultados excepcionais. Para isso, você vai precisar ser o mais produtivo possível. Então, nada de se dispersar em atividades pouco agregadoras, em conversas paralelas ou em assuntos pessoais. As reuniões e discussões com colegas têm que ter foco no trabalho. Nessas horas, participar de movimentos pessimistas e fazer mau uso do tempo só atrapalha.

Aproveite para avaliar se está sabendo administrar seu tempo da melhor maneira e procure ser bem disciplinado em determinar a hora certa para fazer cada atividade. Isso será bem importante porque vai ajudá-lo a entregar os resultados esperados e também a liberá-lo para envolver-se em outros projetos. Com maior objetividade, sua entrega não só ficará mais ágil, como seu tempo também poderá ser utilizado de maneira mais interessante. Procure conhecer o plano estratégico da empresa e participar de projetos ligados a ele. Pode ser um projeto de inovação, corte de custos, entrada em um novo mercado ou lançamento de um novo produto, por exemplo. Se fizer parte dos times que entregam esses resultados, também será visto.

Além disso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança com o seu chefe. Ele precisa saber que está disposto a trabalhar junto com ele para garantir que a empresa atravesse esse período obtendo resultados acima do esperado. Disponibilizar-se para contribuir em outros projetos relevantes pode ser um ótimo exemplo de atitude diferenciada. Faça isso em vez de levar queixas e reclamações. As lideranças já estão cientes dos desafios vividos internamente, não precisam de lembretes. Elas precisam, sim, é de uma equipe disposta a superar as dificuldades.


Agora e durante toda a carreira de quem deseja ascender profissionalmente, não se trabalha pelo salário que se ganha no presente, mas com foco, empenho e dedicação compatíveis com o salário e cargo que se deseja ter no futuro. É com uma postura assim que uma pessoa se destaca dos demais e consegue chegar onde deseja.

Seguindo essas dicas, há grandes chances de as turbulências atuais não lhe atingirem. De todo o modo, é interessante ajustar o orçamento pessoal, cortar gastos supérfluos e fazer pequenas ou médias economias dentro de suas possibilidades. Isso te ajudará – independente de qualquer coisa - a enfrentar esse período com mais tranquilidade. 



Todas as ações sugeridas aqui exigem um esforço maior agora para serem incorporadas à rotina, mas trarão benefícios para o resto da sua vida. Pode acreditar!

Sofia Esteves - É fundadora e presidente do Conselho do Grupo DMRH. Graduada em psicologia com pós-graduação em Gestão de Pessoas, é Professora no MBA em Recursos Humanos da FIA, Professora convidada em Orientação de Carreiras e Mercado de Trabalho no Insper em São Paulo e Palestrante convidada na Fundação Dom Cabral. É autora do livro “Virando Gente Grande – Como Orientar Jovens em Início de Carreira Editora Gente” e coautora de “Carreira – Você está cuidando da sua?”. Foi ganhadora dos prêmios “Mulheres Mais Influentes do Brasil” na categoria Recursos Humanos em 2007, oferecido pela Gazeta Mercantil e “Empreendedores do Novo Brasil” em 2006, oferecido pela revista Você S/A e Instituto Empreender Endeavor.

Fonte: Administrador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...