quarta-feira, 29 de abril de 2015

Você sabe quanto custa a chamada de voz no Whatsapp?




Depois de uma longa espera, o aplicativo de troca de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo lançou a possibilidade de realizar chamadas de voz para dispositivos Android e iOS, prometendo ainda o mesmo recurso para o Windows Phone.


Com isso, o Mobile Time realizou uma série de testes para tentar responder as principais perguntas dos usuários sobre a nova função, como, por exemplo: "As chamadas custam menos que as convencionais?", "E a qualidade, é boa?".

Para isso foram realizadas 10 ligações pelo app. Todas elas tiveram durações diferentes e, claro, foram realizadas através do 3G e também do Wi-Fi.

De acordo com os testes, cada minuto de chamada via 3G consumiu cerca de 500 Kb. Na rede Wi-Fi, obviamente, o resultado foi diferente. Cada minuto em uma conexão de 10 Mbps consumiu, por minuto, 800 Kb, obtendo ainda uma qualidade de áudio superior.

A partir disso, o site considerou o custo do Megabyte e do minuto de ligações nas operadoras brasileiras, concluindo que a chamada por WhatsApp é realmente vantajosa em casos de ligações para telefones de outra operadora.

Como exemplo, podemos citar a Vivo, que em seu plano de 15 MB diários cobra R$ 0,99 em telefones pré-pagos. Com isso, o custo do MB será de R$ 0,066, ou seja, 0,033 por minuto no WhatsApp (já que cada minuto consome, mais ou menos, metade de 1MB), algo bem mais barato que as ligações convencionais.

Porém, em chamadas entre as mesmas operadoras a situação troca de lado, uma vez que algumas empresas de telefonia oferecem serviços de chamadas ilimitadas por um baixo custo.

E o Wi-Fi?

Com o Wi-Fi não há nem o que discutir. As chamada por WhatsApp não custam nada em redes Wi-Fi, uma vez que elas - ou a maioria delas - não cobram por franquia, mas sim um valor fixo mensal por uma alta velocidade.

Portanto, as ligações pelo aplicativo podem ser uma boa saída para economizar aquela graninha no final do mês. No entanto, é preciso observar os custos dos planos, o consumo de dados, os benefícios de cada tipo de ligação e claro, sempre priorizar as chamadas pelo Wi-Fi, ainda mais se este for de equipado com uma internet banda larga de altíssima velocidade.


Fonte:Administrador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...