O Instituto Ipsos divulgou nesta quinta-feira, 9, o estudo
Most Influential Brands, que avalia as marcas que mais têm influência sobre a
vida do consumidor. O ranking de 2015, relativo ao desempenho das companhias no
Brasil em 2014, foi liderado pela Samsung, seguida da Nestlé e do Google
(confira abaixo a lista completa das dez marcas mais influentes).
Para fazer a seleção dessas empresas, o instituto realizou
pesquisa online com mil consumidores. O perfil dos respondentes corresponde à
amostra online brasileira, das classes AB e C, de 18 a 55 anos ou mais e de
todas as regiões do País.
Na pesquisa, os consumidores avaliaram as marcas sob seis
critérios: Relevância (que analisava as marcas do ponto de vista de atributos
como ser impactante, fundamental, importante, próxima e amada); Confiança (se a
marca era considerada confiável, recomendável, icônica ou que transmitia
credibilidade); Liderança (característica conferida às marcas percebidas como
inovadoras, únicas, diferentes, transformadoras e indulgentes); Presença
(aquelas marcas mais exibidas em propaganda, que estão em todo lugar,
conhecidas e populares); Interação Online (atributo das mais compartilhadas e
curtidas nas redes sociais e com boa performance nas compras online); e
Cidadania Corporativa (mérito das marcas que melhor se relacionam com questões
como meio ambiente, sociedade e comunidade).
No critério Relevância, a primeira posição foi ocupada pelo
Google. Já a marca em que os consumidores mais têm Confiança é a suíça Nestlé.
A Apple ocupa o topo do ranking no quesito Liderança e a posição é conquistada
pela Coca-Cola quando o foco é Presença. Os esforços do Grupo Boticário em
modernizar suas estruturas e estreitar laços nas redes sociais colocam o
carro-chefe da companhia - O Boticário - em primeiro lugar na Interação Online.
A grande concorrente da marca no Brasil, a Natura, desponta como líder no fator
Cidadania Corporativa.
Os pesquisadores da Ipsos que apresentaram o estudo também
destacaram o impacto que a Copa do Mundo 2014 exerceu sobre os resultados da
análise. Quatro das novas marcas do ranking Top 10 em 2015 foram patrocinadoras
da Copa ou da seleção brasileira ano passado: Samsung, Nestlé, Sadia e
Gillette. A Nestlé foi patrocinadora da Copa e as demais marcas, da equipe
brasileira.
Most Influential Brands 2015 – Brasil:
1. Samsung
2. Nestlé
3. Google
4. Havaianas
5. Microsoft
6. O
Boticário
7. Natura
8. Sadia
9. Johnson
& Johnson
10. Gillette
Top 5, por critério:
Relevância:
1. Google
2. Facebook
3. Microsoft
4. Samsung
5. YouTube
Confiança:
1. Nestlé
2. Johnson
& Johnson
3. Brastemp
4. OMO
5. Sadia
Liderança:
1. Apple
2. Microsoft
3. Coca-Cola
4. Mercedes-Benz
5. Havaianas
Presença:
1. Coca-Cola
2. Skol
3. TIM
4. Itaú
5. Nestlé
Interação Online:
1. O
Boticário
2. Claro
3. Sony
4. Facebook
5. Fiat
Cidadania Corporativa:
1. Natura
2. O
Boticário
3. Banco do
Brasil
4. Bradesco
5. Petrobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário