sexta-feira, 10 de abril de 2015

Samsung é a marca mais influente

O Instituto Ipsos divulgou nesta quinta-feira, 9, o estudo Most Influential Brands, que avalia as marcas que mais têm influência sobre a vida do consumidor. O ranking de 2015, relativo ao desempenho das companhias no Brasil em 2014, foi liderado pela Samsung, seguida da Nestlé e do Google (confira abaixo a lista completa das dez marcas mais influentes).

Para fazer a seleção dessas empresas, o instituto realizou pesquisa online com mil consumidores. O perfil dos respondentes corresponde à amostra online brasileira, das classes AB e C, de 18 a 55 anos ou mais e de todas as regiões do País.

Na pesquisa, os consumidores avaliaram as marcas sob seis critérios: Relevância (que analisava as marcas do ponto de vista de atributos como ser impactante, fundamental, importante, próxima e amada); Confiança (se a marca era considerada confiável, recomendável, icônica ou que transmitia credibilidade); Liderança (característica conferida às marcas percebidas como inovadoras, únicas, diferentes, transformadoras e indulgentes); Presença (aquelas marcas mais exibidas em propaganda, que estão em todo lugar, conhecidas e populares); Interação Online (atributo das mais compartilhadas e curtidas nas redes sociais e com boa performance nas compras online); e Cidadania Corporativa (mérito das marcas que melhor se relacionam com questões como meio ambiente, sociedade e comunidade).

No critério Relevância, a primeira posição foi ocupada pelo Google. Já a marca em que os consumidores mais têm Confiança é a suíça Nestlé. A Apple ocupa o topo do ranking no quesito Liderança e a posição é conquistada pela Coca-Cola quando o foco é Presença. Os esforços do Grupo Boticário em modernizar suas estruturas e estreitar laços nas redes sociais colocam o carro-chefe da companhia - O Boticário - em primeiro lugar na Interação Online. A grande concorrente da marca no Brasil, a Natura, desponta como líder no fator Cidadania Corporativa.

Os pesquisadores da Ipsos que apresentaram o estudo também destacaram o impacto que a Copa do Mundo 2014 exerceu sobre os resultados da análise. Quatro das novas marcas do ranking Top 10 em 2015 foram patrocinadoras da Copa ou da seleção brasileira ano passado: Samsung, Nestlé, Sadia e Gillette. A Nestlé foi patrocinadora da Copa e as demais marcas, da equipe brasileira.


Most Influential Brands 2015 – Brasil:

1.            Samsung
2.            Nestlé
3.            Google
4.            Havaianas
5.            Microsoft
6.            O Boticário
7.            Natura
8.            Sadia
9.            Johnson & Johnson
10.          Gillette

Top 5, por critério:

Relevância:

1.            Google
2.            Facebook
3.            Microsoft
4.            Samsung
5.            YouTube

Confiança:

1.            Nestlé
2.            Johnson & Johnson
3.            Brastemp
4.            OMO
5.            Sadia

Liderança:

1.            Apple
2.            Microsoft
3.            Coca-Cola
4.            Mercedes-Benz
5.            Havaianas

Presença:

1.            Coca-Cola
2.            Skol
3.            TIM
4.            Itaú
5.            Nestlé

Interação Online:

1.            O Boticário
2.            Claro
3.            Sony
4.            Facebook
5.            Fiat

Cidadania Corporativa:

1.            Natura
2.            O Boticário
3.            Banco do Brasil
4.            Bradesco
5.            Petrobras


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...