Estamos em uma época complicada
para o comércio. O quadro econômico atual comprova tudo isso com inflação e
elevada recessão.
Todo mundo está com o pé no freio
quando o assunto é comprar.
As ruas centrais de nossa pequena
Várzea Alegre parecem mais um deserto. Há quem diga que todos os dias da semana
parecem com feriados.
Nas lojas, vendedores escorados
pelos cantos, mofando junto com as mercadorias, enquanto os caixas se esvaziam
com as despesas fixas de manutenção das empresas.
O quadro é desolador. Todos falam
por uma boca só: Socorro, os clientes sumiram!
Mas, vamos analisar por outro lado.
Esqueça um pouco a crise e direcione sua mente para as oportunidades.
Que tal aproveitar a ocasião para
refletir sobre o seu posicionamento no mercado e avaliar que frutos positivos
tirar desse momento caótico?
Você já imaginou que o seu
concorrente pode estar totalmente focado na crise e você poderá tirar vantagem
com a realização de promoções e buscando uma aproximação maior com os clientes?
Que tal, nesse momento mais
complicado, desembaraçar as coisas e ir ao encontro do seu cliente,
telefonando, apresentando uma promoção, um produto em especial que combine com
ele?
Não seja chato, mas fale do seu
negócio quando os amigos abrirem chance para isso. Venda dentro e fora da loja.
Anime seus colaboradores. Incentive-os
com promoções de produtos específicos oferecendo a estes uma comissão melhor
sobre determinados itens da loja. Faça com que seus colaboradores se sintam
vivos e alegres com as oportunidades que podem surgir.
Esteja atento a tudo e a todos.
Verifique o comportamento interno e externo do mercado, atraindo para o seu
negócio saídas criativas.
Só a promoção não basta. Todo mundo
tem que estar envolvido, alegre e respirando resultados positivos.
Saia de perto dos pessimistas. Os
pessimistas matam as ideias e as atitudes criativas.
Viva a alegria das oportunidades
com ânimo. Os grandes desafios revelam os grandes vencedores. Esse é um momento
de desafio. Revele-se um gigantesco vencedor.
Um abraço.
Marcos Filho
Metas Comunicações
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