sexta-feira, 17 de abril de 2015

Caixa sobe os juros do financiamento imobiliário

A Caixa Econômica Federal elevou, novamente, as taxas de juros de financiamento para imóveis residenciais, com a utilização de recursos da caderneta de poupança, em 0,3 ponto percentual (p.p.). As novas taxas passaram a ser aplicadas aos contratos de imóveis financiados desde a última segunda-feira (13). De acordo com o pronunciamento oficial da Caixa, liberado ontem, a instituição subiu suas taxas por causa da elevação da taxa básica de juros, a Selic, do Banco Central (BC). A última vez que a Caixa havia elevado os juros do crédito habitacional foi em janeiro, depois de um congelamento que durou todo o ano passado.

O reajuste anunciado ontem foi de 0,3 p.p. para todas as formas de relacionamento com o banco. Nos financiamentos feitos pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH), a taxa balcão – para clientes sem relacionamento com o banco –, subiu de 9,15% para 9,45% ao ano (a.a.). Para quem já tem relacionamento com o banco (correntistas, por exemplo), os juros subiram de 9% para 9,3% anuais. Aquelas pessoas que são clientes e recebem pelo banco vão pagar taxa de 9% ao ano, ante 8,7% definida em janeiro. Trata-se da mesma taxa que os servidores públicos que são correntistas da Caixa passam a pagar. Para os servidores públicos que além de correntistas também recebem pela instituição, a Caixa cobra juros de 8,8% nos financiamentos desde segunda-feira, ante 8,5% que passou a cobrar no início deste ano.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, esta nova elevação na taxa de juros do financiamento imobiliário é muito prejudicial para o setor. “Qualquer aumento de juros no mercado é ruim, especialmente para as construtoras, que estão construindo novos imóveis e terão de repassar essa elevação para os futuros compradores. Reflete-se negativamente, ainda, em diversos outros setores, pois a construção civil é uma grande locomotiva, que arrasta diversas empresas. Os juros do Brasil são dos mais altos do mundo e essa elevação, mais uma vez, penaliza o setor produtivo, daqueles que trabalham pelo desenvolvimento do Brasil. Vamos avaliar melhor este percentual, para ver o que pode ser feito”, explicou Montenegro. 


Contratações

Segundo a Caixa, as taxas dos financiamentos contratados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que incluem os do programa “Minha Casa, Minha Vida”, não sofrerão reajuste. A Caixa detém quase 70% do crédito imobiliário no País e a mudança na taxa de juros praticada pela instituição tem impacto nos juros dos demais bancos e no ritmo de atividade da construção civil.


A instituição financeira também reduziu o percentual máximo de financiamento da casa própria, que caiu de 90% para 80%. Isso significa que antes a Caixa financiava até 90% do menor valor entre a avaliação e a compra e venda. Agora, o percentual passou para 80%. Além disso, para contratações pelo sistema de amortização Tabela Price, a cota máxima de financiamento foi reduzida de 70% para 50% nas operações do SFH – que financia imóveis de até R$ 750 mil em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, sendo que nos demais estados, o teto é R$ 650 mil. Essas novas condições de financiamento também passaram a valer para as operações realizadas a partir do último dia 13.

O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...