terça-feira, 28 de abril de 2015

Caixa reduz limite de financiamentos para imóveis usados

A partir da próxima segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal, responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário do País, vai reduzir o limite para o financiamento de imóveis usados com recursos da poupança. 
A cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança, vai passar de 80% para 50% nas operações do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), e de 70% para 40% para imóveis no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), pelo SAC (Sistema de Amortização Constante).
O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos, que serão poupados das novas regras, o que beneficia o setor de construção.
A mudança, que mitiga o problema da redução de depósitos na poupança, também não vale para as operações de habitação popular, de acordo com o banco.
“A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular -operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS.”
Com as mudanças, o consumidor que comprar imóvel usado pelo SFH, que atualmente precisa de uma entrada mínima de 20%, terá de dar uma entrada de, pelo menos, 50% e financiar a outra metade.

No caso do SFI, o comprador, que hoje pode dar uma entrada mínima de 30%, terá, a partir da próxima semana, de pagar pelo menos 60% do valor do imóvel, financiando com a Caixa no máximo 40%. 
Mudança anterior
Em abril, a Caixa já havia alterado a taxa de juros, mas preservado as operações de habitação social, do programa e com recursos do FGTS. Também tinha reduzido o percentual de financiamento de imóveis novos de 90% para 80% nas operações do SFH, que atinge imóveis abaixo de 700 mil.  
Para contratações pelo sistema de amortização Tabela Price, a cota máxima de financiamento passou de 70% para 50% nas operações do SFH.
Os juros anuais para operações subiram 0,3 ponto percentual. Com o reajuste, os juros subiram de 9,15% para 9,45% ao ano para quem não tem conta na Caixa. Para os correntistas, as taxas subiram de 9% para 9,3% ao ano. No caso de correntistas que recebem o salário pelo banco, servidores que também são correntistas e servidores que recebem salário pela Caixa, os juros passam de 8,7% para 9%. As taxas começaram a ser praticadas em operações contratadas desde o dia 13. (das agências) 
Serviço 
Caixa Econômica Federal
Saiba mais sobre financiamentos de imóveis pela Caixa
Entenda o que muda 
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O SFH faz uso de recursos do FGTS ou da poupança para financiamentos imobiliários. Com a mudança da Caixa, somente financiamentos por meio da poupança sofrerão alterações. O limite de parcelas de um imóvel usado passa a ser de 50% do valor total, e não mais de 80%.

Recursos por meio do FGTS seguirão as mesmas regras, arcando com financiamento de até R$ 750 mil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal; e nos demais Estados, até R$ 650 mil.
Sistema Financeiro Imobiliário (SFI)
O SFI rege os financiamentos imobiliários não enquadrados nas regras do SFH no País. Seu Custo Efetivo Máximo é livre e as principais fontes dos seus recursos são: fundos de pensão, fundos de renda fixa, companhias seguradoras e bancos de investimento.

A mudança da Caixa implica no limite de parcelamento sobre o valor total do imóvel usado, que passa de 70% para 40%.

Minha Casa, Minha Vida
As regras não mudam para os financiamentos de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...