Olá, pessoal. Estamos aqui, no sertão do Ceará, na pequena
cidade de Várzea Alegre, também falando em crise. É isso mesmo. Esse assunto
está globalizado. Em nosso país a crise é pandêmica. Conversando com amigos
empresários, todos demonstram preocupação com a crise financeira brasileira,
que vem afetando os negócios, decrescendo as receitas.
A bem da verdade, não há, neste país, uma empresa, seja ela
de pequeno ou de grande porte, que não esteja preocupada com os efeitos da
crise financeira sobre suas receitas.
Todos os dias somos bombardeados com notícias nada animadoras
sobre o desempenho do comércio ou da indústria.
E não adianta bater cabeça. Essa é a realidade. O momento é
de mar revolto. Quem não segurar a nau com firmeza, vai naufragar. 2015 é o ano
do desafio, especialmente, para quem tem uma pequena empresa.
E aí, você diz: Calma aí, Marcos, já estamos nessa situação e
você vem falar de novo em crise.
Afirmativo. Vamos tratar da crise. Primeiro vamos recomendar
que não entrem em pânico. Não adianta correria. O mar está bravio e para
controlar o seu barco, você necessita ter calma, analisar as ondas, se dirigir
para onde os perigos de naufrágio são menores. É assim, calmo e sereno, que
sairemos dessa tormenta. Do contrário, é naufrágio na certa.
Em momentos de crise, para o empresário atento às
turbulências, este encontra os caminhos, as saídas. São nas crises que passamos
a observar os detalhes dos nossos negócios. Em tempos de bonança, às vezes
achamos que estamos ligados nos detalhes, quando na verdade estamos relaxados e
os negócios se afogando em calmas águas.
Quantas vezes, no auge dos seus negócios, você, por exemplo,
lembrou o aniversário dos seus clientes mais fiéis? Você lembrou de fazer o
pós-venda? Preparou as vitrines com os novos e mais atrativos preços e produtos
para chamar a atenção dos clientes? Você lembrou de treinar bem o seu colaborador?
Certamente, alguns poucos fizeram essa
parte, mas, é esmagadora a maioria que se entregou ao deixa
pra depois... ao amanhã eu faço... e esse depois, e esse amanhã, nunca chegam.
Só quando as ondas da crise começam a balançar os negócios e
mexer no caixa das empresas, em constante desequilíbrio, é que nos damos conta que
perdemos terreno para quem estava em alerta, fazendo o dever de casa.
Não fique pensando em crise, mas em como sair da crise. Faça
o dever de casa. Tenha compromisso com você e com a sua empresa.
Para vencer esse momento ruim é necessário está realmente
ligado. Sabia que essa é uma boa hora para investir em marketing, aparecer na
mídia, reafirmar sua marca, conquistar e reconquistas clientes? É, sim.
Quando falo em marketing, me refiro não apenas à propaganda,
mas ao conjunto de suas ferramentas que pode ser utilizado para o objetivo para
o qual o marketing foi criado: Encantar e satisfazer as necessidades das
pessoas.
Um abraço e vamos em frente que atrás vem gente.
Marcos Filho
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