A limpeza nos perfis fakes ou inativos realizada pelo
Facebook nos últimos meses provocou queda no número de fãs nas páginas das
marcas. É o que aponta o #MS360FAAP, relatório desenvolvido pelo Núcleo de
Inovação em Mídia Digital (NIMD) da instituição, em parceria com a
Socialbakers.
Referente ao primeiro trimestre de 2015, o estudo analisou
os cem maiores anunciantes brasileiros nas redes sociais. Em todos os segmentos
analisados a média de crescimento caiu de forma significativa, mas foi no setor
de “Bens de Consumo” que a retração foi maior. Nessa categoria, os números
mostram queda de 172 curtidores por página, em média.
No levantamento anterior, relativo aos últimos três meses de
2014, o crescimento médio de seguidores desse setor havia sido de 1.372.539
usuários.
Segundo Eric Messa, professor da Faap e coordenador Geral do
NIMD, a medida tomada pelo Facebook tem seu lado positivo, pois pode
impulsionar a performance e o engajamento das fanpages. Além disso, é capaz de
revelar empresas que utilizaram recursos ilícitos para inflar o número de
curtidas em suas páginas.
Tempo de resposta ao consumidor
Em categorias como o “E-Commerce”, o tempo médio de resposta
às interações do consumidor melhorou consideravelmente. Caiu de 21 horas e 10
minutos entre outubro e dezembro do ano passado, para 8 horas e 53 minutos no
primeiro trimestre de 2015. Apesar de ainda ser um período longo, demonstra o
esforço de lojas online em melhorar o atendimento aos clientes.
Outras plataformas
No Twitter, o cenário é mais positivo do que na rede de Mark
Zuckerberg. O número de seguidores das Top 100 marcas saltou de 14,105 para
16,839.
Mas é o Instagram que vem conquistando cada vez mais
internautas brasileiros. A média de seguidores dos perfis das marcas na rede
social encerrou 2014 em 35,039 e abriu 2015 atingindo a marca de 60,757
usuários. Vale destacar o fato curioso de que 96% das fotos postadas não usa
filtro nenhum.
O botão “Gostei”, do YouTube, ganhou mais adeptos nesse
começo de ano. Durante o período, os vídeos receberam uma média de 61 marcações
positivas, contra 48 no período anterior.
Fonte: www.meioemensagem.com.br
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