segunda-feira, 20 de abril de 2015

As 100 maiores marcas brasileiras nas redes sociais

A limpeza nos perfis fakes ou inativos realizada pelo Facebook nos últimos meses provocou queda no número de fãs nas páginas das marcas. É o que aponta o #MS360FAAP, relatório desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NIMD) da instituição, em parceria com a Socialbakers.

Referente ao primeiro trimestre de 2015, o estudo analisou os cem maiores anunciantes brasileiros nas redes sociais. Em todos os segmentos analisados a média de crescimento caiu de forma significativa, mas foi no setor de “Bens de Consumo” que a retração foi maior. Nessa categoria, os números mostram queda de 172 curtidores por página, em média.

No levantamento anterior, relativo aos últimos três meses de 2014, o crescimento médio de seguidores desse setor havia sido de 1.372.539 usuários.

Segundo Eric Messa, professor da Faap e coordenador Geral do NIMD, a medida tomada pelo Facebook tem seu lado positivo, pois pode impulsionar a performance e o engajamento das fanpages. Além disso, é capaz de revelar empresas que utilizaram recursos ilícitos para inflar o número de curtidas em suas páginas.

Tempo de resposta ao consumidor

Em categorias como o “E-Commerce”, o tempo médio de resposta às interações do consumidor melhorou consideravelmente. Caiu de 21 horas e 10 minutos entre outubro e dezembro do ano passado, para 8 horas e 53 minutos no primeiro trimestre de 2015. Apesar de ainda ser um período longo, demonstra o esforço de lojas online em melhorar o atendimento aos clientes.

Outras plataformas

No Twitter, o cenário é mais positivo do que na rede de Mark Zuckerberg. O número de seguidores das Top 100 marcas saltou de 14,105 para 16,839.

Mas é o Instagram que vem conquistando cada vez mais internautas brasileiros. A média de seguidores dos perfis das marcas na rede social encerrou 2014 em 35,039 e abriu 2015 atingindo a marca de 60,757 usuários. Vale destacar o fato curioso de que 96% das fotos postadas não usa filtro nenhum.

O botão “Gostei”, do YouTube, ganhou mais adeptos nesse começo de ano. Durante o período, os vídeos receberam uma média de 61 marcações positivas, contra 48 no período anterior.


Fonte: www.meioemensagem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...