Entramos no século XXI, carregados
de enormes mudanças. Umas para melhor e é lógico, outras nem tão boas assim.
Uma das maiores transformações que
implicaram em mudanças no comportamento das empresas diz respeito à forma como estas
passaram a se relacionar com os seus clientes.
No início do século XIX, a maioria
dos produtos ainda era feita de forma artesanal. A negociação era caracterizada
pela “encomenda”. Tipo, a senhora que desejava um vestido procurava pelos
trabalhos da costureira que atendia à sua necessidade. Neste período, as opções
de oferta eram poucas, o que fazia da costureira uma pessoa (empresa), com
clientes fiéis.
Outro conceito pragmático desse
período vem de Henry Ford, que iniciou a fabricação em larga escola, com o seu
famoso Ford T, o primeiro carro popular. O carro era preto e uma das suas
frases que entraram para a história é esta: “As pessoas podem escolher o carro
da cor que quiserem, desde que seja preto”.
Com esses dois exemplos podemos
observar que não existia uma preocupação em satisfazer, de forma ampla, as
necessidades dos clientes. Mesmo que a procura existisse, a oferta era
limitada. A concorrência era quase inexistente.
Com a revolução industrial e após a segunda guerra mundial,
que multiplicou as empresas e a fabricação de produtos diversos em larga
escala, mudou essa realidade. Passou a existir mais oferta e as pessoas
passaram a ter a opção de escolher onde e de quem comprar. Nascia a percepção
de concorrência.
A partir dessa concorrência, as
pessoas (empresas), tiveram que mudar a forma de abordar os seus clientes,
procurando diferenciar os seus produtos e a maneira de atendê-los. Dessa nova
forma de comercializar, surgiu o marketing.
O conceito de marketing é definido
pelo comportamento do negociante ou da empresa que procura, com os seus
produtos ou serviços, atender as expectativas e as necessidades dos clientes,
carreando para os seus negócios a maior parcela do mercado possível.
O que temos em pleno século XXI é
um esmero das empresas na busca de fórmulas para atrair clientes. Entende-se
por esse esforço, investimentos em publicidade, promoções, propaganda, etc.
Com esse novo conceito, empresas
consolidaram suas marcas e se agigantaram no mercado. Quem não mudou, hoje nem
é lembrado.
Então, podemos concluir que
mudanças são necessárias sempre e elas acontecem todos os dias e em todos os
lugares.
Para não ficarmos parados no tempo,
com as mesmas práticas de séculos passados, temos, como empresa, de acompanhar
essas mudanças, aplicando os conceitos de marketing que vão além da publicidade
e da propaganda.
Temos que vender sonhos que
realizem os nossos clientes. Entendamos que mudar é preciso. Então, boa sorte e
boas transformações.
Marcos Filho
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