sexta-feira, 10 de abril de 2015

Mudar é preciso

Entramos no século XXI, carregados de enormes mudanças. Umas para melhor e é lógico, outras nem tão boas assim.

Uma das maiores transformações que implicaram em mudanças no comportamento das empresas diz respeito à forma como estas passaram a se relacionar com os seus clientes.

No início do século XIX, a maioria dos produtos ainda era feita de forma artesanal. A negociação era caracterizada pela “encomenda”. Tipo, a senhora que desejava um vestido procurava pelos trabalhos da costureira que atendia à sua necessidade. Neste período, as opções de oferta eram poucas, o que fazia da costureira uma pessoa (empresa), com clientes fiéis.

Outro conceito pragmático desse período vem de Henry Ford, que iniciou a fabricação em larga escola, com o seu famoso Ford T, o primeiro carro popular. O carro era preto e uma das suas frases que entraram para a história é esta: “As pessoas podem escolher o carro da cor que quiserem, desde que seja preto”.

Com esses dois exemplos podemos observar que não existia uma preocupação em satisfazer, de forma ampla, as necessidades dos clientes. Mesmo que a procura existisse, a oferta era limitada. A concorrência era quase inexistente.

Com a revolução industrial e após a segunda guerra mundial, que multiplicou as empresas e a fabricação de produtos diversos em larga escala, mudou essa realidade. Passou a existir mais oferta e as pessoas passaram a ter a opção de escolher onde e de quem comprar. Nascia a percepção de concorrência.

A partir dessa concorrência, as pessoas (empresas), tiveram que mudar a forma de abordar os seus clientes, procurando diferenciar os seus produtos e a maneira de atendê-los. Dessa nova forma de comercializar, surgiu o marketing.

O conceito de marketing é definido pelo comportamento do negociante ou da empresa que procura, com os seus produtos ou serviços, atender as expectativas e as necessidades dos clientes, carreando para os seus negócios a maior parcela do mercado possível.

O que temos em pleno século XXI é um esmero das empresas na busca de fórmulas para atrair clientes. Entende-se por esse esforço, investimentos em publicidade, promoções, propaganda, etc.

Com esse novo conceito, empresas consolidaram suas marcas e se agigantaram no mercado. Quem não mudou, hoje nem é lembrado.

Então, podemos concluir que mudanças são necessárias sempre e elas acontecem todos os dias e em todos os lugares.

Para não ficarmos parados no tempo, com as mesmas práticas de séculos passados, temos, como empresa, de acompanhar essas mudanças, aplicando os conceitos de marketing que vão além da publicidade e da propaganda.

Temos que vender sonhos que realizem os nossos clientes. Entendamos que mudar é preciso. Então, boa sorte e boas transformações.

Marcos Filho





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